Sim, os cães podem comer peixe. O peixe pode ser encontrado como ingrediente essencial em alimentos comerciais para cães nutricionalmente balanceados ou introduzido como parte de uma dieta caseira saudável aprovada por um nutricionista veterinário.
O peixe é uma excelente fonte de proteína, tem um teor relativamente baixo de gorduras saturadas e é facilmente digerível como produto cozido. O peixe é considerado uma nova proteína em muitas dietas comerciais prescritas, o que pode ser benéfico para cães com condições médicas, como alergias alimentares ou outras intolerâncias alimentares.
O peixe também é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais essenciais que desempenham papéis importantes na manutenção da saúde de seu pet durante toda a vida.
Que tipos de peixe os cães podem comer?
Peixes menores, mais jovens e capturados na natureza são geralmente opções seguras quando se considera adicionar peixe fresco ou processado à dieta do seu cachorro.
Peixes seguros para cães:
- Peixe branco
- Linguado
- Salmão
- Arenque
- Peixe-gato
- Bacalhau
- Badejo
- Atum light (enlatado)
Esses peixes geralmente têm menor probabilidade de apresentar altos níveis de mercúrio nos tecidos ou cargas significativas de parasitas.
Tipos de peixes que não são seguros para cães:
Nem todos os peixes são seguros para cães, e você deve evitar alimentá-los:
- Tubarão
- Peixe-azulejo
- Peixe-espada
- Cavala
- Atum albacora (enlatado)
Essas espécies de peixes geralmente são maiores e mais velhas quando são pescadas. Além de terem maior probabilidade de acumular níveis prejudiciais à saúde de mercúrio em seus tecidos, elas geralmente abrigam parasitas na pele, nos tecidos musculares e nos órgãos internos.
Peixes criados em fazendas também devem ser evitados, principalmente em áreas onde há poucas regulamentações do setor que regem o tipo e a qualidade da dieta fornecida aos peixes. Peixes criados em fazendas podem ter maior potencial para níveis residuais prejudiciais de antibióticos, corantes e outras toxinas potenciais na pele e no músculo do peixe depois de colhidos e processados. Certifique-se de obter seus peixes de fazendas que sejam bem regulamentadas e inspecionadas.
Mercúrio
O envenenamento por mercúrio em cães pode causar
- Cegueira
- Perda do controle total dos movimentos do corpo
- Incoordenação
- Tremores
- Comportamento anormal
- Convulsões
Casos avançados podem causar depressão, anorexia, paralisia e até mesmo a morte. Filhotes jovens são particularmente suscetíveis à exposição ao mercúrio.
Parasitas
Os sintomas que os cães apresentam quando expostos a peixes com parasitas dependem de qual parasita foi ingerido. Mas os sinais podem incluir:
- Falta de apetite
- Vômito
- Diarreia
- Sangue nas fezes
- Febre
- Fraqueza
- Corrimento nasal ou ocular
- Respiração pesada e aumento da frequência cardíaca
- Convulsões
Os cães podem morrer em apenas duas semanas se a infecção não for tratada.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Quais são os benefícios do peixe para cães?
O peixe pode fornecer uma nova proteína para cães, o que pode ser particularmente benéfico no controle e na minimização de alergias alimentares. O peixe também é uma excelente fonte natural de ácidos graxos ômega-3, que são vitais para uma pelagem e uma pele saudáveis.
Os ácidos graxos ômega-3 também fornecem um componente anti-inflamatório natural à dieta do cão, o que pode ser muito benéfico para cachorros que sofrem de doença inflamatória intestinal ou doenças articulares, como a artrite. A pele do peixe pode ser uma fonte valiosa de colágeno, o que é especialmente importante para a saúde dos ossos e da pele de cães idosos.
Como cozinhar peixe para cães?
Embora a forma de cozinhar o peixe dependa do tipo de peixe, todos os peixes para cães devem ser preparados para atender aos padrões de consumo humano.
Mas, quer esteja alimentando seu cão com lagosta ou salmão, sempre prepare o peixe puro e livre de aditivos que possam ser prejudiciais ao cão. Isso inclui alho, cebola e manteiga.
Os cães podem comer peixe frito?
O peixe frito não é recomendado para cães. Embora o peixe frito geralmente esteja completamente cozido e tenha menos probabilidade de transmitir parasitas ou bactérias quando ingerido, ainda há um risco maior de seu cão apresentar problemas gastrointestinais, como vômito e diarreia. Os óleos pesados e a manteiga usados no peixe frito também podem causar pancreatite em cães.
Os cães podem comer sardinhas?
As sardinhas parecem ser geralmente aceitas como um peixe seguro para os cachorros consumirem devido ao seu tamanho pequeno. Elas podem ser consumidas com pele e com espinhas.
No entanto, você deve procurar marcas que sejam embaladas em água e não contenham adição de sal.
Os cães podem comer tilápia?
A tilápia pode ser consumida por cachorros se for limpa adequadamente (sem pele, desossada e apenas os filés desossados oferecidos como alimento) e cozida completamente.
Esse peixe é um alimento de baixa caloria e rico em proteínas, além de ser rico em selênio, potássio e vitamina D. Mas também tem muito fósforo, o que pode não ser bom para cães com problemas renais.
Os cães podem comer peixe cru?
O peixe cru representa um risco maior de abrigar e transmitir parasitas incrustados na pele, nos tecidos musculares ou nos órgãos internos.
Além disso, se a temperatura do peixe cru não for cuidadosamente monitorada antes do consumo ou se o peixe estiver mal cozido, há um risco maior de transmissão de organismos bacterianos, como salmonela, Listeria e Clostridium. Essas bactérias não são perigosas apenas para seu cão, mas também representam um risco à saúde pública dos seres humanos. Por essas razões, qualquer peixe que seu cão comer deve ser cozido adequadamente.
Cachorro pode comer lagosta?
Os cães podem comer lagosta com segurança, pois ela é rica em proteínas, ferro, zinco e ácidos graxos ômega-3. Mas a lagosta precisa ser cozida e a casca removida. Os cachorros também não devem comer lagosta em excesso, pois ela é rica em iodo, sódio, gordura e colesterol.
Os cães podem comer palitos de peixe?
Os palitos de peixe não são recomendados para cães. O empanamento adicionado introduz óleos, gorduras, sais e calorias vazias na dieta do seu cachorro e pode provocar vômitos, diarreia ou até pancreatite.
Os cães podem comer pele ou espinhas de peixe?
A pele de peixe crua não é segura para o consumo de cães devido ao seu potencial de transmissão de parasitas e bactérias. A pele de peixe preparada como uma guloseima seca, do tipo carne seca, pode ser oferecida aos cães, desde que as escamas superficiais tenham sido removidas e que não sejam usados óleos ou temperos no processo de preparação.
A cabeça e a cauda do peixe, bem como as espinhas e barbatanas, não devem ser dadas aos cachorros. O peixe fresco deve ser cuidadosamente limpo, desossado e cortado em filés antes de ser consumido pelo cão.
As espinhas de peixe podem ser perigosas para seu cão. Elas podem causar agravamento ou lesão física em seu cão se os fragmentos forem engolidos e o revestimento do trato digestivo for arranhado ou penetrado. As espinhas de peixe podem até mesmo migrar através das paredes do estômago ou do intestino e causar lesões em órgãos adjacentes e tecidos moles.
As espinhas também podem ser um risco de asfixia para os cachorros. Se você perceber que seu cão está babando excessivamente ou batendo a mão no rosto, um osso pode estar alojado na garganta dele. Entre em contato com o veterinário imediatamente se isso acontecer.