Boas notícias! Sim eles podem! Não há relatos de que esse vegetal seja tóxico para cães.
O que é palmito?
O palmito é um ingrediente popular em muitos pratos, e você pode encontrá-lo fresco ou enlatado na maioria dos supermercados.
Esse vegetal vem do centro do tronco das palmeiras. Ele tem um sabor leve de nozes e a textura levemente crocante lembra a alcachofra, na verdade, é um vegetal bastante versátil, e saladas e frituras são apenas alguns dos pratos em que você pode usá-lo.
E como o palmito é nutritivo para os seres humanos, você deve estar se perguntando se é seguro compartilhá-lo com seu amigo peludo. No entanto, há muito pouca informação sobre seus efeitos em cães, portanto, ainda é melhor obter a aprovação do veterinário quando se trata de adicionar palmito à dieta de seu animal de estimação.
O palmito é difícil de digerir para cães?
Sempre ouvimos que a fibra é benéfica para a digestão, certo?
Entretanto, no caso do palmito, seu alto teor de fibras e sua textura dura podem representar um desafio para o sistema digestivo de seu animal de estimação.
Comer algo muito fibroso como esse pode causar inchaço, constipação e dores de barriga em seu pet.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Quais são os benefícios nutricionais do palmito para cachorros?
Boa fonte de fibras
O palmito é uma boa fonte de fibras que ajuda a regular a digestão. Se o seu animal de estimação tem dificuldade para fazer cocô ou precisa manter um determinado peso, esse vegetal certamente ajudará com isso.
Contém alguns minerais essenciais
O palmito é repleto de minerais essenciais que são importantes para a saúde geral do seu cão. Entre eles estão o potássio, o cálcio, o zinco, o fósforo, o cobre e o magnésio.
Baixo teor de calorias e gordura
O palmito não é apenas um ingrediente saboroso, mas também pode ajudar seu amigo peludo a perder alguns quilos se ele estiver com peso extra.
Com baixo teor de gordura e carboidratos, esse vegetal pode ser uma boa opção se você estiver procurando um bom petisco para o seu animal de estimação.
Boa fonte de proteína
O palmito é surpreendentemente rico em proteínas, que são essenciais para a construção e o reparo dos tecidos do corpo do seu cão.
Ajuda na circulação sanguínea
O palmito contém vitamina B6, que é importante para a circulação sanguínea saudável em cães.
Baixo teor de açúcar (sem risco de diabetes)
Comer muito açúcar não é ruim apenas para os humanos, mas também para nossos amigos peludos! Por isso, é bom que o palmito tenha baixo teor de açúcar, o que o torna uma opção mais saudável.
Com esse ingrediente, você não terá que se preocupar com diabetes e obesidade.
Quais são os perigos de dar palmito ao seu cão?
Embora o palmito seja geralmente considerado seguro para cães, é importante estar ciente dos riscos potenciais.
Aqui estão alguns dos perigos de dar palmito ao seu amigo peludo.
Pode desencadear reações alérgicas
Como qualquer alimento novo, o palmito tem o potencial de causar uma reação alérgica em alguns cães.
Se o seu animal de estimação apresentar coceira, inchaço ou vômito repentinos depois de comer esse vegetal, ele pode ser alérgico a ele.
Alto teor de oxalatos
O palmito contém oxalatos, e seu cão pode sofrer de pedras nos rins se você o alimentar com esse ingrediente em grandes quantidades.
Portanto, não é aconselhável incluí-lo na dieta do seu amigo peludo se ele tiver um histórico de problemas renais.
Excesso de fibras
Embora as fibras possam ser benéficas para a digestão, o excesso delas pode causar problemas gastrointestinais, como diarreia, inchaço e gases.
Tente introduzir o palmito gradualmente e com moderação.
Pode conter aditivos ou conservantes
Se estiver alimentando seu cão com palmito enlatado, verifique no rótulo se há algum ingrediente adicionado que possa não ser seguro para seu animal de estimação.
O sódio deve estar no topo de sua lista de observação.
Dieta desequilibrada
A variedade é o tempero da vida, e isso também vale para nossos amigos peludos!
Embora o palmito possa oferecer alguns benefícios fantásticos à saúde, é importante lembrar que ele deve ser apenas parte de uma dieta bem balanceada para o seu cão.