Sim, os cães podem comer cenouras cruas. Apenas certifique-se de lavá-las bem e cortá-las em fatias pequenas. Se estiver procurando um petisco saudável, simples e acessível que seu cão provavelmente vai adorar, as cenouras são a resposta! As cenouras são seguras e saudáveis para cães, e a maioria dos caninos as adora. Confira abaixo os benefícios para a saúde e as porções adequadas de alimentação.
As cenouras são boas para os cães?
As cenouras são uma guloseima segura e saudável para filhotes e cães adultos, desde que sejam cortadas em fatias de ¼ de polegada de espessura. E, como em qualquer guloseima, a moderação é fundamental.
As cenouras promovem a saúde dos olhos em cachorros e humanos, e a crocância é ótima para satisfazer o desejo primitivo do cão de mastigar. É um petisco de baixa caloria, e seu cão pode se beneficiar dessas vitaminas, minerais e outros nutrientes encontrados na cenoura:
- Vitamina A
- Vitamina K
- Potássio
- Vitamina B6
- Beta-caroteno
- Cálcio
- Ferro
- Rica em fibras
A cenoura tem uma quantidade significativa de fibra insolúvel, que pode ajudar a regular as fezes, e a vitamina A e os antioxidantes podem ajudar a melhorar a pele e a pelagem.
Se você permitir que seu cão coma uma cenoura grande inteira, ele poderá se engasgar ou até mesmo causar um bloqueio intestinal.
Os cães podem comer cenouras cozidas?
Os cachorros também podem comer cenouras cozidas. De fato, embora alguns vegetais tenham mais nutrientes em seu estado cru, as cenouras fornecem mais nutrientes quando cozidas.
É importante que a cenoura não esteja muito quente, pois pode queimar a boca dele. E certifique-se de cortar as cenouras cozidas em fatias pequenas, do tamanho de uma mordida.
Se estiver planejando dar cenouras cozidas, não adicione manteiga, óleos, gorduras, temperos ou especiarias. Todos esses aditivos não são saudáveis para seu pet. E lembre-se de que o alho e a cebola são tóxicos para os cães.
Os cães podem comer cenouras congeladas?
Cenouras congeladas não são boas opções de petiscos para seu cachorro. Esses pedaços representam um risco de asfixia e também podem danificar os dentes do cão.
Os cães podem comer bolo de cenoura?
Desculpe, mas bolo de cenoura para seu cão não é uma boa opção. A quantidade de açúcar é muito grande para eles, e eles podem ficar com dor de estômago. Também pode haver ingredientes no bolo de cenoura que sejam tóxicos para os cães, como xilitol ou noz-moscada.
As cenouras podem ser ruins para os cães?
As cenouras em geral não são ruins para cachorros saudáveis. No entanto, elas contêm muito açúcar, portanto, não devem ser dadas a cachorros com diabetes ou obesos. Além disso, é possível que um pedaço grande de cenoura se torne um risco de asfixia ou bloqueio intestinal.
Além disso, lembre-se de que os cães podem ser sensíveis a determinados alimentos que nunca comeram antes. As sensibilidades alimentares se manifestam como vômito ou diarreia.
Quantas cenouras os cães podem comer?
Embora as cenouras sejam bastante saudáveis, seu cão só deve comê-las com moderação. De fato, qualquer petisco que você dê ao seu cão deve representar apenas 10% da dieta dele. Os outros 90% devem vir de uma dieta bem balanceada de ração.
Listamos abaixo algumas diretrizes gerais para porções seguras de alimentação com base no peso e no tamanho da raça de seu cão. Cada fatia de cenoura deve ter cerca de 1/4 de polegada de espessura.
- Cão extra pequeno = uma ou duas fatias de cenoura. Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs, Shih Tzus
- Cão pequeno = até três fatias de cenoura. Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura
- Cão médio = cinco ou seis fatias de cenoura. Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs, Huskies siberianos
- Cão de grande porte = um punhado de fatias de cenoura. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cão extra grande = um punhado grande de fatias de cenoura. Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus
Se seu pet comer acidentalmente muitas cenouras, fique atento aos seguintes sintomas de dor de estômago. Entre em contato com o veterinário imediatamente se o seu cachorro:
- Tiver diminuição ou perda de apetite
- Apresentar fadiga
- parecer deprimido
- parecer desconfortável
- estiver engolindo ou lambendo os lábios, o ar ou objetos
- Se você notar qualquer um desses sintomas mais graves, ligue para o veterinário e leve o cão ao veterinário imediatamente:
- Vômito
- Diarreia excessiva
- Sangue no vômito ou nas fezes
- Fraqueza
- Colapso
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Como alimentar seu cão com cenouras de forma segura?
Sempre lave bem as cenouras antes de cortá-las e/ou cozinhá-las. Você pode alimentá-las cruas ou pode fervê-las, cozinhá-las no vapor, assá-las ou grelhá-las. Apenas certifique-se de que estejam cortadas em pedaços pequenos, completamente simples, sem manteigas, óleos ou temperos, e não muito quentes.
Aqui estão algumas maneiras de alimentar seu cão com cenouras:
- Corte as cenouras cruas em fatias pequenas e dê-as ao seu pet como petiscos ou adicione-as à tigela de comida.
- Cozinhe pequenos pedaços de cenoura para dar como petisco.
- Misture alguns pedaços de cenoura cozida com arroz cozido ou outros vegetais cozidos seguros para cães, como feijão verde, batata, ervilha, batata doce, aipo ou brócolis.