Você pode estar se perguntando isso porque está interessado em acrescentar algo novo à dieta do seu cachorro, ou talvez ele já tenha comido um pouco por acidente. Os seres humanos podem comer mandioca, então ela também é segura para os cães? A resposta é sim, a mandioca é segura para os cães comerem.
Também conhecida como yuca ou macaxeira, essa raiz vegetal é parente do inhame, da batata e da banana-da-terra. Embora não seja necessariamente prejudicial ao seu cão se for consumida crua em pequenas quantidades, você deve prepará-la adequadamente antes de dá-la ao seu cachorro.
Entretanto, como sempre, você deve consultar seu veterinário antes de dar ao seu cachorro qualquer alimento ou ingrediente novo. Veja a seguir o que você deve saber sobre como dar mandioca ao seu cão.
Cachorro pode comer Macaxeira?
A mandioca ou Macaxeira é rica em folatos, ou vitamina B9, que são essenciais para o crescimento e a função das células, bem como para a saúde imunológica.
Uma característica interessante da raiz de mandioca é que, como outros vegetais de raiz, ela não contém glúten. Isso pode torná-la uma boa opção de petisco para seu cachorro se ele tiver doença celíaca.
Embora possa ter algumas qualidades benéficas, a mandioca é rica em calorias e é mais uma guloseima do que uma fonte de vitaminas e minerais. Há opções vegetarianas melhores, como a abóbora, que oferecem benefícios semelhantes à saúde sem o amido.
Além disso, o consumo excessivo de mandioca pode causar envenenamento por cianeto, pois a raiz contém traços de veneno.
Como posso dar mandioca ao meu cão com segurança?
Como mencionado anteriormente, a mandioca deve ser preparada adequadamente para que seja segura para seu cachorro. Os cães, assim como os humanos, não devem comer mandioca crua devido ao seu teor de cianeto. O preparo adequado da mandioca antes do cozimento inclui a lavagem do vegetal e a remoção da pele.
A mandioca pode ser cozida no vapor, assada ou fervida. Não se esqueça de cortá-la em pedaços pequenos antes de dar ao seu cão.
Dar ao seu cão mandioca preparada adequadamente de vez em quando é perfeitamente seguro e pode ser uma boa opção em relação aos petiscos comuns, mas é imperativo que seja dada com moderação para evitar envenenamento acidental.
Outra forma de atenuar o teor de cianeto na mandioca é deixá-la de molho por 24 horas antes de cozinhá-la, se você quiser ter mais segurança antes de dar esse vegetal ao seu cãozinho.