Alimentos de alta qualidade para cães e até mesmo petiscos tendem a incluir inhame e batata-doce, mas os cães podem comer inhame por conta própria? Eles são uma opção alimentar segura para cães?
A resposta curta é sim, o inhame é seguro para os cães comerem, mas somente quando cozido. Assim como a batata-doce ou qualquer tipo de batata, o inhame cru contém propriedades tóxicas. Mas, felizmente, o processo de cozimento elimina a ameaça, deixando um vegetal nutritivo para a dieta do seu amigo peludo.
Dito isso, você deve sempre consultar o veterinário sobre novas adições à dieta do seu cão. Enquanto isso, aqui está o que você deve saber sobre como o inhame pode ser uma opção nutritiva para o seu cão.
Como o inhame é bom para os cães?
O inhame cozido ou cozido no vapor é incrivelmente nutritivo tanto para humanos quanto para cachorros. No caso dos cães, você não precisa acrescentar nenhum ingrediente adicional. Embora gostemos de refogar o inhame com cebola ou alho, ambos são altamente tóxicos para os cães.
No entanto, o inhame em si, quando preparado adequadamente, é repleto de nutrientes.
Ele é uma excelente fonte de betacaroteno, magnésio, manganês, vitamina B6, ferro, zinco, cálcio e potássio, que combatem o câncer. Todos eles ajudam a apoiar a saúde geral e a digestão de seu cachorro e fazem maravilhas para a pelagem. Além disso, eles combatem doenças cardíacas!
A fibra alimentar também é uma grande vantagem para a saúde intestinal. Apenas uma xícara de inhame cozido contém cerca de cinco gramas inteiras de fibra. Dito isso, uma xícara é muito para o seu cachorro.
E, finalmente, o inhame tem baixo teor de gordura, calorias e sódio, o que o torna um ótimo complemento. No entanto, eles são ricos em carboidratos e açúcar, portanto, é necessário um acréscimo mínimo, com moderação.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Como posso dar inhame ao meu cão com segurança?
Devido ao teor de açúcar do inhame, ele não é um ótimo petisco para o dia a dia. É melhor servi-lo em quantidades muito pequenas, incorporado em uma refeição em que ele não seja a estrela do prato.
Se você tem um cachorro menor, recomenda-se apenas uma colher de chá. Para cães maiores, uma colher de sopa de inhame cozido é suficiente.
A ração para cães que consiste principalmente de batatas ou inhame não é recomendada. A FDA afirma que esses tipos de alimentos para cachorros causam a Cardiomiopatia Dilatada Canina, uma forma de doença cardíaca.
A fibra alimentar também pode ser motivo de preocupação. Com moderação, elas são ótimas para nossos cães, mas em excesso podem causar sérios problemas estomacais, diarreia e outros problemas de digestão.
Acima de tudo, porém, o preparo adequado é o mais importante.
Tanto a batata quanto o inhame crus contêm solanina e oxalatos. Esses elementos têm um efeito adverso sobre os rins, a digestão e o sistema nervoso do seu pet e podem causar insuficiência renal.
Ao cozinhar o inhame, você reduz drasticamente os níveis de solanina e oxalatos, o suficiente para que ele se torne saudável e nutritivo para o consumo dos cachorros.