Cachorro pode Comer Alho?

Cachorro pode Comer Alho?

 

Não! Muitos alimentos comuns para humanos, como o alho, não são seguros para animais de estimação. Embora o alho possa ser uma ótima maneira de dar sabor a um prato, ele pode ser tóxico para os cães em quantidades que normalmente são usadas na culinária.

Descubra o efeito que o alho tem sobre os cães, os sintomas de envenenamento por alho que você deve observar, o que fazer se seu cão comer alho e como seu veterinário pode ajudar.

Por que o alho é ruim para os cachorros?

O alho, seja cru ou cozido, é tóxico para os cães. Se um cão ingerir alho em quantidade suficiente, ele pode acabar morrendo se não receber tratamento médico.

O alho, a cebola e o alho-poró fazem parte do gênero de plantas Allium. Os cães não são alérgicos às plantas desse gênero, mas as plantas contêm dissulfetos de N-propil e tiossulfatos. Quando são metabolizados pelo corpo do animal, causam danos às células vermelhas do sangue.

O alho é um irritante gastrointestinal e pode causar vômito e diarreia em cães. Em altas doses, ele também pode ter efeitos tóxicos no sangue, principalmente nos glóbulos vermelhos.

As células vermelhas do sangue transportam oxigênio para os tecidos. Quando um animal de estimação ingere alho, ele causa danos que interrompem a absorção e o fornecimento de oxigênio ao corpo e também pode causar hemólise ou destruição dos glóbulos vermelhos.

O consumo de apenas 2 gramas por quilo de peso do seu pet pode causar alterações observáveis no estômago do animal, e quantidades maiores podem danificar o sangue. Como referência, cada dente de alho pesa em média 5 gramas. Para um cão de porte médio,  será necessário tratamento se ele ingerir 50 gramas de alho, aproximadamente 10 dentes ou metade de um bulbo de alho.

Os cães podem ingerir alho em pó ou sal de alho?

O sal e o pó de alho são formas mais concentradas de alho. Isso significa que quantidades menores dessas substâncias podem levar a efeitos tóxicos para seu animal de estimação. A maioria das toxicidades observadas em animais de estimação é causada pelo alho usado nessas formas nos alimentos.

Os cães podem comer pão de alho?

Os cães não devem comer pão de alho, pois ele contém um ingrediente tóxico, e a manteiga e a gordura também não são boas para seu cão.

A toxicidade do alho depende da quantidade de alho consumida em comparação com o tamanho do animal. O pão de alho normalmente contém uma quantidade menor de alho em comparação com alimentos cozidos com alho ou sal/pó de alho e, portanto, é menos tóxico.

Embora o alho seja o único ingrediente tóxico normalmente usado no pão de alho, ele também contém ingredientes como manteiga e queijo, que são ricos em gordura e sal. Os animais de estimação não estão acostumados a comer alimentos ricos como esses, e isso pode causar vômito, diarreia ou pancreatite.

Por que alguns alimentos para cães contêm alho?

O alho contém muitos componentes saudáveis, como aminoácidos, enxofre, zinco, potássio, fósforo e vitaminas. Em doses muito baixas, o alho pode ser benéfico para a saúde de seu animal de estimação. A maioria dos alimentos para animais de estimação tem concentrações muito baixas de alho e foi testada pelos fabricantes de alimentos para animais de estimação sem que fossem observados efeitos tóxicos.

Mas lembre-se de que esses alimentos foram testados, e não é a mesma coisa que dar alho ao seu cão em casa.

É possível dar alho para pulgas em cães?

Alguns pais de pet podem pensar que dar alho a um cão pode ajudar no controle de pulgas. A teoria é que, se o cão comer alho, o cheiro e o sabor do animal mudarão para as pulgas, tornando-o um hospedeiro não apetitoso.

Atualmente, não há evidências científicas de que essa reação ocorra. Não é recomendável usar alho para controlar as pulgas em seu cão. Há muitos medicamentos de prescrição seguros disponíveis para ajudar a controlar as pragas em seu animal de estimação. Converse com seu veterinário sobre qual é o melhor.

Sinais de envenenamento por alho em cachorros

Consulte seu veterinário imediatamente se você observar esses sinais de toxicidade do alho em cães:

  • Letargia
  • Fraqueza
  • Ataxia (falta de coordenação)
  • Gengivas pálidas
  • Vômito e/ou diarreia
  • Aumento da frequência cardíaca e/ou respiratória
  • Urina vermelha ou marrom
  • Hipersalivação
  • Cianose (gengivas/pele azuladas)

E se meu cachorro tiver comido alho?

Se o seu animal de estimação ingerir uma grande quantidade de alho, não espere para ver sinais de doença. Alguns sintomas de toxicidade do alho podem ser retardados por alguns dias e exigirão tratamento extenso e caro se não forem tratados imediatamente.

Se o seu cão ingerir alho, entre em contato com um veterinário, serviço de consultoria veterinária ou controle de intoxicação. Esses profissionais podem determinar se a quantidade de alho consumida por seu animal de estimação requer tratamento médico ou se você pode observar seu animal de estimação em casa quanto aos sintomas de envenenamento por alho.

Se o cão ingerir uma pequena quantidade de alho (menos de 1 dente) ou um pedaço de frango cozido com alho, ele provavelmente não apresentará nenhum sintoma, e talvez você só precise observá-lo quanto a sinais de doença. No entanto, sempre entre em contato com um veterinário para garantir que nenhum tratamento adicional seja necessário. Embora seja possível realizar um tratamento básico em casa, como induzir o vômito, isso não é recomendado devido aos possíveis riscos de efeitos colaterais se não for realizado sob supervisão veterinária.

Se o seu animal de estimação tiver consumido pão de alho, entre em contato com o veterinário para saber quais são as próximas etapas. Dependendo da quantidade de alho consumida, o veterinário poderá orientar o tratamento. Se a quantidade de alho foi baixa, ele pode dizer para você observar seu animal de estimação em busca de sinais de distúrbios estomacais e levá-lo ao hospital se houver vômito ou diarreia. Se o cão tiver ingerido uma grande quantidade de pão de alho, o veterinário poderá induzir o vômito e, possivelmente, manter o cão durante a noite.

Como os veterinários tratam a intoxicação por alho em cães?

O envenenamento por alho é normalmente tratado com base na quantidade de alho consumida e nos tipos de sintomas que seu cão está apresentando quando chega ao hospital.

Se o consumo tiver ocorrido nas últimas duas horas, o vômito provavelmente será induzido para remover o conteúdo estomacal e, em seguida, o veterinário administrará carvão ativado para ligar as toxinas não removidas durante o vômito.

O veterinário poderá então realizar um exame padrão de sangue e urina para garantir que não haja sinais de toxicidade, como anormalidades eletrolíticas, danos ao sangue ou ao fígado. Se o animal já estiver apresentando sintomas de toxicidade avançada do alho, pode ser necessário hospitalização, transfusões de sangue e oxigenoterapia para ajudar seu cão a se recuperar.

O prognóstico é bom para animais de estimação com sintomas leves ou para aqueles que são tratados precocemente da toxicidade do alho. Os animais de estimação que desenvolveram efeitos colaterais graves têm um prognóstico mais reservado, mas geralmente se recuperam com cuidados médicos adequados.

Outros alimentos que os cães não devem comer:

Outros alimentos que os cães podem comer:

Artigos relacionados