A batata-doce é um alimento básico repleto de nutrientes para nós, seres humanos. Mas e quanto aos nossos companheiros caninos? Se o seu pet está fazendo cara de cachorrinho para um dos seus vegetais favoritos, você pode se perguntar se os cães podem comer batata-doce.
Boas notícias: os veterinários dão o SIM: cães podem sim comer batata-doce!
De fato, a batata-doce é considerada um petisco saudável para cães e oferece muito valor nutricional para seu cão.
Mas tome cuidado ao introduzir essa raiz amilácea rica em fibras ao seu cão. Embora os cães possam comer batata-doce, não jogue qualquer raiz velha para eles roerem! Tenha em mente as dicas a seguir para alimentar seu cão de forma segura.
A batata-doce é boa para cães?
A batata-doce pode ser um deleite nutricional para nossos companheiros caninos quando consumida em pequenas quantidades. Esse carboidrato rico em vitaminas está até mesmo se tornando um ingrediente comum em rações e petiscos comerciais para cães. Desde que você tome cuidado com os ingredientes extras que podem entrar sorrateiramente nas receitas para humanos (como manteiga, açúcar e melaço) e não ofereça uma quantidade excessiva, essas raízes vegetais com amido são consideradas um petisco seguro para cães.
Aqui estão alguns motivos pelos quais a batata-doce é considerada um petisco saudável para cães:
- Rica em fibras: A batata-doce é uma boa fonte de fibra alimentar, o que ajuda na digestão dos cães. Essas batatas especiais também são consideradas um “carboidrato complexo”, o que significa que elas fornecem uma fonte constante de energia.
- Boa fonte de betacaroteno: Como outros vegetais alaranjados (como a cenoura), a batata-doce contém grandes quantidades de betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A. A vitamina A ajuda na saúde dos olhos, na função imunológica e no crescimento celular dos cães.
- Vitaminas e minerais: A batata-doce também é uma boa fonte de outras vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, manganês, potássio e ferro.
- Baixo índice glicêmico: Como fonte de carboidratos, a batata-doce tem um índice glicêmico relativamente baixo, o que significa que é menos provável que cause um pico de açúcar no sangue do seu cão. Isso pode ser benéfico para cães com diabetes.
- Antioxidantes: A batata-doce contém antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres.
Os cães podem comer batata-doce cozida?
O seu cão pode comer batata-doce cozida como um petisco ocasional. Apenas certifique-se de evitar outros ingredientes que nós, humanos, gostamos de adicionar às nossas batatas-doces, como manteiga, creme de leite ou sal, que podem ser perigosos para os cães comerem (e até mesmo causar pancreatite em cães).
As batatas-doces que foram preparadas com sal, açúcar, alho ou outros temperos que não são seguros para os cães consumirem também devem ser evitadas. Como acontece com qualquer alimento novo que chega à tigela de seu cão, a moderação é fundamental.
Os cães podem comer batata-doce crua?
Embora as batatas-doces cozidas e sem tempero sejam boas com moderação, não alimente seu cão com batatas-doces cruas. As batatas-doces cruas são difíceis de serem mastigadas e podem causar risco de asfixia. Elas também podem causar dor de estômago.
Cachorro pode comer batata-doce com casca?
As cascas de batata não são consideradas seguras para os cães comerem porque seu exterior mastigável pode fazer com que os cães se engasguem e até mesmo levar a bloqueios intestinais. Certifique-se de que qualquer batata-doce oferecida ao Totó esteja cozida e que as cascas (juntamente com quaisquer caules ou folhas) sejam removidas antes de serem colocadas na tigela de comida do seu animal de estimação.
Cachorro com problema renal pode comer batata doce?
A alimentação de cães com problemas renais deve ser cuidadosamente monitorada e ajustada de acordo com as orientações do veterinário. Em geral, batata doce é uma fonte de carboidratos complexos e pode ser uma opção mais saudável do que algumas outras fontes de amido. No entanto, é crucial que qualquer alteração na dieta de um cão com problemas renais seja feita sob a supervisão do veterinário, pois certos nutrientes podem precisar ser controlados.
Cachorro pode comer batata doce roxa?
Sim, em geral, cães podem comer batata doce roxa, desde que seja oferecida de forma cozida e sem adição de temperos, sal, ou outros condimentos. A batata doce roxa é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, o que pode ser benéfico para a saúde do seu cachorro.
Como alimentar seu cão com batata-doce de forma segura?
As batatas-doces podem ser consumidas por cães desde que sejam cozidas, descascadas e simples. Novamente, evite qualquer tempero ou ingrediente extra que possa ser incluído em receitas de “comida humana”, como manteiga, açúcar ou sal.
Para obter um pouco mais de sabor (e fibras), experimente cobrir a ração normal do seu cão com um pouco de purê de batata-doce na hora da refeição. Ou adicione uma colherada ao quebra-cabeça de comida para manter o cérebro dele ocupado enquanto ele petisca. A batata-doce é fácil de misturar com outros ingredientes adequados para cães, e a maioria deles gosta do sabor.
Só não se esqueça de não exagerar! Os petiscos (incluindo vegetais como a batata-doce) devem representar apenas 10% das calorias totais do seu cão. Os outros 90% devem ser provenientes de uma dieta de ração balanceada para cães.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu cão, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Qual a quantidade de batata-doce que um cão pode comer?
Ao alimentar seu cão com batata-doce cozida e simples, comece devagar – o alto teor de fibras da batata-doce pode causar distúrbios gastrointestinais. Veja como seu cachorro reage a uma pequena quantidade antes de lhe dar uma porção completa.
Aqui estão algumas diretrizes gerais sobre a quantidade de batata-doce que é segura para os cães comerem em um dia, com base em seu peso:
- Cão extra-pequeno : 1 colher de chá. Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
- Cão pequeno : 1-2 colheres de chá. Exemplos: Basenjis, Beagles, Scottish Terriers
- Cães de médio porte : 2-3 colheres de chá. Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
- Cães de grande porte : 1-2 colheres de sopa. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cães extra grandes : 3-4 colheres de sopa. Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus
Observe que essas são apenas diretrizes gerais. É sempre melhor consultar o veterinário antes de fazer grandes mudanças na dieta do seu cão.