É provável que você tenha um saco de arroz em sua despensa. O arroz é um alimento básico de muitas refeições e pode ser usado de várias maneiras diferentes. É seguro compartilhá-lo com nossos animais de estimação? Especificamente, os cães podem comer arroz? Sim, os cachorros podem comer arroz com segurança. Na verdade, o arroz branco é frequentemente recomendado por veterinários como alimento suave para cães com problemas gastrointestinais.
O arroz é bom para os cães?
O arroz não é tóxico para os cachorros, portanto, é totalmente seguro para eles comerem quando cozido. Também é saudável, pois contém as seguintes vitaminas e minerais:
- Magnésio
- Fósforo
- Manganês
- Selênio
- Ferro
- Vitamina B
- Ácido fólico
- Tiamina
- Niacina
Os cães podem comer arroz branco?
O arroz branco não é apenas seguro para cães, mas é ótimo para ajudar cães com problemas digestivos, como diarreia, porque:
- É insípido, o que ajuda a retardar a produção de fezes e a aliviar a diarreia
- Possui carboidratos de fácil digestão
- Contém fibras
- Seu amido ajuda a unir as fezes do cão
Apenas certifique-se de não alimentar seu cachorro com arroz branco em excesso. Ele não deve ser um lanche diário porque tem um alto índice glicêmico, o que significa que pode aumentar os níveis de açúcar no sangue do seu cachorro. Isso é especialmente preocupante se seu cão tiver diabetes ou for obeso. É melhor alimentar seu cão com arroz branco somente por recomendação do veterinário.
Os cães podem comer arroz integral?
O arroz integral também é seguro para os cachorros comerem. Ele tem um índice glicêmico mais baixo do que o arroz branco e tem mais fibras. Isso ajuda a manter seu pet saciado por mais tempo e ajuda a aliviar a constipação.
Mas o arroz integral também é mais difícil de ser digerido pelos cães do que o branco. É por isso que o arroz integral geralmente não é recomendado pelos veterinários como remédio para diarreia.
Os cães podem comer arroz de jasmim?
O jasmim e o basmati são dois tipos de arroz branco de grão longo. O comprimento do grão não importa, como outros tipos de arroz branco, o jasmim e o basmati são seguros para o seu cão comer.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Como alimentar seu cão com arroz de forma segura?
Seu veterinário lhe dará orientações sobre como alimentar seu cão com arroz para ajudar com problemas gastrointestinais. Em geral, certifique-se de que o arroz esteja totalmente cozido e completamente liso.
É melhor cozinhar o arroz completamente puro porque alguns aditivos comuns ao arroz, como a manteiga, podem prejudicar seriamente a saúde do seu pet. No entanto, você pode adicionar um pouco de frango ou peru cozido sem osso e sem pele ao arroz.
Se estiver alimentando seu cão com arroz para ajudar com problemas digestivos contínuos, certifique-se de usar uma proporção de 2:1 de arroz para proteína, pois o arroz é o que ajuda a ligar as fezes do cach0rro em caso de diarreia.
Qual a quantidade de arroz que um cão pode comer?
Mantenha as porções de arroz pequenas e com moderação. Guloseimas e petiscos de qualquer tipo devem compor apenas 10% da dieta de seu cão. Os outros 90% devem ser provenientes de uma dieta bem balanceada de ração para cachorro.
O arroz como petisco só deve ser dado ao seu cachorro até duas ou três vezes por semana, a menos que o veterinário indique o contrário por motivos médicos. Siga as porções abaixo:
- Cão extra pequeno = 1-2 colheres de sopa. Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
- Cão pequeno = 2-3 colheres de sopa. Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura
- Cão médio = ¼ de xícara. Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
- Cão de grande porte = ⅓ de xícara. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cão extra grande = ½ xícara. Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus