Sim, podem! Embora seja um alimento básico para coelhos, ocasionalmente seu pet pode querer um pouco de sua salada. Seja alface-romana, americana ou mistura para salada, de modo geral, não há problema se seu cachorro comer alface comum, pois ela não é tóxica nem prejudicial aos cães.
Mas há algumas precauções que você deve saber antes de colocar alface na tigela de jantar do seu cão. Uma boa salada verde é uma opção saudável para humanos, mas uma salada coberta com molho cremoso de queijo e bacon não é uma boa ideia para seu animal de estimação.
A alface é boa para cães?
A alface pode ser uma boa fonte de vitaminas A e K, além de alguns minerais como o potássio. Mas a alface é composta principalmente de água e fibras, e tem poucas calorias e proteínas. Os cachorros precisam de uma dieta balanceada e rica em nutrientes – portanto, a menos que seu cão precise limitar a ingestão de calorias por motivos de saúde, alimentá-lo com um monte de alface não fará muito por ele que os suplementos não possam fazer melhor.
Se o veterinário recomendar que seu pet perca alguns quilos, adicionar alface ou outros alimentos de baixa caloria à tigela do cão no lugar de outros ingredientes de alto teor calórico pode ajudá-lo a perder peso. Como a alface é composta por 90% de água, adicionar esse vegetal crocante e rico em fibras à dieta pode ajudá-lo a se sentir saciado por mais tempo e ajudar na perda de peso.
Lembre-se de que nem toda alface é criada da mesma forma. O iceberg é “a salada verde menos rica em nutrientes”, o espinafre, a couve e a alface romana são consideradas verduras mais nutritivas e oferecem uma combinação saudável de vitaminas A, C e K, vários tipos de vitaminas B e potássio. Se o seu cão estiver com falta de algum desses nutrientes, misturar pequenas quantidades de alface na tigela de comida pode ajudá-lo a obter mais vitaminas. No entanto, a alface deve ser apenas um complemento da dieta regular de seu cão, e não um substituto de suas refeições, pois os cachorros precisam de proteína e gordura para sobreviver.
Não deixe de conversar com um veterinário antes de fazer qualquer alteração na dieta de seu cão, especialmente se ele tiver algum problema de saúde.
A alface pode ser ruim para os cães?
Embora a alface seja uma opção saudável para os seres humanos, o vegetal sozinho não tem nutrientes suficientes para substituir uma refeição completa. A mesma regra se aplica aos cães. Nossos amigos caninos precisam de gordura e proteína, portanto, embora a alface seja um vegetal seguro para eles comerem, ela é composta principalmente de água e fibras. O excesso pode causar diarreia ou dor de estômago.
Além disso, não se esqueça de lavar bem a alface. Lavar a alface pode ajudar a remover os pesticidas ou qualquer bactéria.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu cão, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Qual a quantidade de alface que seu cão pode comer?
Embora a alface possa ser uma adição saudável à dieta balanceada de seu cão, comece devagar e consulte seu veterinário primeiro. Provavelmente não é uma boa ideia colocar uma cabeça inteira de alface na tigela do seu animal de estimação na hora do jantar, mas oferecer a ele uma ou duas folhas crocantes ocasionais enquanto você prepara sua própria salada é aceitável.
Aqui estão algumas diretrizes gerais sobre a quantidade de alface que é segura para os cachorros comerem, com base em seu peso:
- Cão extra pequeno : 1/4 de xícara de alface lavada e picada por dia. Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
- Cão pequeno : 1/2 xícara de alface lavada e picada por dia. Exemplos: Basenjis, Beagles, Scottish Terriers
- Cães de porte médio : 1 xícara de alface lavada e picada por dia. Exemplos: Basset Hounds, Border Collies
- Cães de grande porte : 2 xícaras de alface lavada e picada por dia. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cães extra grandes : 2 ¼ xícaras de alface lavada e picada por dia. Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus
Cachorro pode comer salada?
A salada pode ser uma opção saudável para os humanos, mas não é tão boa para os cães. Ingredientes comuns de saladas, como cebolas ou laticínios, podem ser prejudiciais para os cachorros. O molho para salada também pode ser problemático, pois os cremosos, como Caesar e bleu cheese, são ricos em gordura. Alimentos gordurosos podem causar pancreatite em cães, que é uma condição dolorosa que requer tratamento veterinário.
Embora a salada e todos os acompanhamentos não sejam seguros para o seu animal de estimação comer, há vários vegetais comuns em saladas que podem ser consumidos sem problemas por cães:
- Cenouras: Uma boa fonte de vitaminas A, K e C. Elas também são ricas em potássio e têm poucas calorias.
- Tomates: Contêm vitaminas A e C. Mas lembre-se de que alguns cães podem ser sensíveis a tomates em grandes quantidades, portanto, alimente-os com moderação.
- Pepinos: Outro vegetal predominantemente aquático, o pepino ajuda na hidratação e tem poucas calorias.
- Pimentões: Contêm vitaminas A e C, além de potássio.
- Espinafre: uma boa fonte de vitaminas A, K e C, além de potássio.
- Brócolis: esse pequeno lanche é uma boa fonte de vitaminas A, C e K, além de potássio e fibras. Mas cuidado com os gases!
Nem todos os vegetais são seguros para os cães comerem. Alguns vegetais, como cebola, alho e cebolinha, são tóxicos para os cães e devem ser evitados. Você deve sempre conversar com seu veterinário antes de introduzir novos alimentos na dieta de seu pet.
Como alimentar seu cão com alface:
Certamente não é tão tentador para um cão quanto um pedaço de frango ou uma lambida na manteiga de amendoim, portanto, talvez seja necessário misturar alface com outros alimentos para que seu cachorro coma sua porção de vegetais.
Primeiro, lave bem todas as verduras para remover qualquer resíduo de pesticidas ou produtos químicos. Em seguida, pique ou rasgue em pedaços pequenos. Depois, você pode misturar a alface picada na ração habitual ou usá-la como cobertura. Se ele estiver disposto a comê-la pura, tente oferecê-la como um petisco… mas boa sorte!
Não importa como você adicione alface à dieta dele, certifique-se de começar com pequenas quantidades para que o corpo dele possa se ajustar a esse novo ingrediente rico em fibras e fique atento a qualquer reação adversa.
Que outras verduras os cães podem comer?
Se você precisar aumentar a ingestão de vegetais ou fibras do seu cão, há várias outras folhas verdes que são seguras para os cães comerem, além da alface. Mas considere-se avisado – alguns desses vegetais ricos em fibras também podem causar aumento da flatulência. A moderação é fundamental!
- Alface romana
- Repolho
- Brócolis
- Espinafre (cães com problemas renais devem evitá-lo, pois é rico em oxalatos)
- Couve (embora geralmente seja considerada segura, essa é outra verdura que os cães com problemas renais devem evitar)
Lembre-se de que essas são apenas diretrizes gerais. É sempre melhor consultar seu veterinário antes de fazer alterações na dieta de seu cão.