Quer você prefira espaguete com almôndegas ou um prato de penne com vegetais, a massa é a base de vários pratos. Mas os cães podem comer macarrão com segurança? E quanto ao molho de macarrão?
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre compartilhar macarrão com seu cão, e por que isso não é uma boa ideia.
O macarrão é bom para os cachorros?
Nada no macarrão simples e cozido é tóxico para seu pet. Mas, definitivamente, também não é bom.
O delicioso macarrão que tanto gostamos é composto em grande parte de farinha, ovos e água e, embora haja alguns componentes saudáveis no macarrão, ele é, em sua maior parte, calorias vazias para nossos amigos de quatro patas.
A massa de grãos integrais geralmente é rica em fibras, manganês, selênio, cobre e fósforo, enquanto a massa refinada/enriquecida, mais comum, é mais rica em ferro e vitaminas do complexo B.
Mas a quantidade necessária para aumentar os benefícios de uma ração comercial saudável para cães também aumentaria os quilos de seu cão, levando à obesidade e a problemas de saúde relacionados.
Portanto, não importa o que a “Dama e o Vagabundo” diga, não alimente seu cão com espaguete, penne, macarrão ou qualquer outro tipo de massa.
Cachorro pode comer molho de macarrão?
O molho de macarrão nunca deve ser dado a um cachorro. Os ingredientes comumente encontrados nesses molhos, como alho, cebola, açúcar, sal e manteiga, são estritamente proibidos para cães e podem até ser tóxicos. Até mesmo uma cobertura de queijo não é uma boa ideia para o seu cachorro, pois alguns cães podem ser intolerantes à lactose, o que pode causar desconforto gastrointestinal ou desencadear pancreatite.
Se você se sentir compelido a compartilhar um pedaço de macarrão com seu cão, certifique-se de que ele seja totalmente simples – não deve nem mesmo ser cozido com sal ou óleo.
Cachorro pode comer macarrão cru?
Comer macarrão cru pode ser um risco de asfixia e, se for ingerido em grandes quantidades, pode levar a um bloqueio intestinal. Também pode ser difícil de engolir e pode causar desconforto gastrointestinal, como vômito, diarreia ou constipação.
Meu cão comeu macarrão. O que devo fazer?
Se seu cão comeu uma pequena quantidade de macarrão simples cozido, há boas chances de que ele fique bem. Mesmo que ele tenha comido uma porção maior de espaguete, geralmente o efeito colateral mais grave é uma dor de estômago com vômito e diarreia.
No entanto, se o macarrão estava coberto de molho ou não estava cozido, há um pouco mais com que se preocupar. Embora uma ida imediata à clínica de emergência provavelmente não seja necessária (a menos que a quantidade tenha sido muito grande ou que seu pet pareça estar em algum tipo de sofrimento), ligue para o veterinário para obter orientação. O veterinário poderá lhe dizer o que observar, e quando se preocupar, com base no tamanho do cão, na saúde e no tipo e na quantidade de massa que ele comeu.
O que alimentar seu cão em vez de macarrão?
Há alimentos humanos muito mais saudáveis para compartilhar com seu cachorro, portanto, é melhor evitar o macarrão por completo. Algumas boas opções incluem:
- Pequenas porções de frango cozido
- Uma fatia de maçã
- Um pedaço de atum
- Carne bovina magra cozida