Alguns dos alimentos mais comuns podem, na verdade, deixar seu cão muito doente. Muitos são tóxicos! Mas outros alimentos humanos são perfeitamente seguros e até saudáveis para seu amigo peludo comer.
No entanto, pode ser difícil manter o controle de qual é qual, e os envenenamentos de animais de estimação são uma ameaça real. De fato, isso ocorre todos os anos. Embora nem todos estejam relacionados a alimentos (e muitos são itens domésticos), os alimentos domésticos comuns são um dos principais contribuintes.
É por isso que você deve estar preparado com as melhores informações sobre alimentos a serem evitados e alimentos que seu cão pode comer com segurança. Este guia simples sobre os alimentos que seu pet pode e não pode comer sirva para ajudar a manter seu amigo peludo seguro.
24 alimentos que cachorros não podem comer
1.Álcool
Como os cães e gatos são menores que os humanos, o álcool pode ter um efeito mais letal sobre eles. Os cães geralmente são atraídos pelo sabor doce das bebidas alcoólicas, especialmente a gemada.
Os sintomas de envenenamento por álcool em animais, incluindo cães, são semelhantes aos sintomas em pessoas, incluindo vômito, problemas respiratórios, coma e, em casos graves, morte.
Mesmo pequenas quantidades de álcool podem causar arritmias cardíacas, pressão arterial perigosamente baixa ou algo pior.
2. Sementes/Caroço
Embora as partes carnudas das maçãs sejam seguras para cães, o caroço e as sementes da maçã não são. As sementes de maçã contêm cianeto e, embora provavelmente sejam boas em pequenas quantidades, é melhor evitar o caroço e as sementes por completo.
Mas essas não são as únicas sementes de frutas que seus cães não devem consumir. As sementes e os caroços de damasco, cereja e ameixa também devem ser evitados. Os caroços dessas frutas também contêm cianeto, que pode causar vômito, batimentos cardíacos irregulares e rápidos, convulsões, coma e morte. Isso se deve à incapacidade das células vermelhas do sangue de transportar adequadamente o oxigênio para as células.
3. Abacate
Você pode pensar que o abacate é saudável; no entanto, ele não é nada saudável para os cães. O abacate contém uma substância chamada persina que pode agir como veneno para cães, causando vômito e diarreia.
Se ingerido, o abacate também pode provocar o acúmulo de líquido nos pulmões e no peito. Isso pode levar à dificuldade de respirar e à morte por privação de oxigênio.
4. Cafeína e grãos de café
A cafeína contém metilxantinas. Isso pode causar diarreia potencialmente fatal, vômitos, convulsões e batimentos cardíacos irregulares.
De fato, o coração de seu cão pode disparar se ele acidentalmente ingerir borra de café ou consumir qualquer bebida com alto teor de cafeína. Isso pode levar a convulsões, tremores, arritmias, dificuldade para respirar e outros sintomas.
5. Pele de frango e peru, presunto e outros cortes de carne gordurosos
Quando se trata de cortes gordurosos de carne, presunto e outros itens gordurosos, como pele de frango ou de peru, é melhor jogá-los fora em vez de alimentá-los como petiscos. Esses alimentos contêm um alto teor de gordura, o que pode causar pancreatite aguda, uma doença com risco de vida e complicações graves.
Evite também ossos de peru. Os cães podem desenvolver indigestão grave ou vômito após comerem ossos de peru. Se os ossos se fragmentarem, podem obstruir os intestinos ou danificar o estômago ou os intestinos. Às vezes, isso pode perfurar o estômago, o que pode levar a uma infecção abdominal fatal.
6. Chocolate
A toxicidade do chocolate é uma das causas mais comuns de envenenamento de animais de estimação durante as festas de fim de ano. O chocolate contém um componente letal chamado teobromina, quanto mais escuro o chocolate, mais teobromina ele contém. O chocolate também contém cafeína, e alguns chocolates sem açúcar podem conter xilitol, que é tóxico para cachorro.
Os cães e gatos simplesmente não conseguem metabolizar o chocolate tão bem quanto os humanos. O chocolate amargo ou o chocolate de confeiteiro são os piores ofensores, mas qualquer tipo de chocolate pode ser problemático.
Os sintomas associados à ingestão de chocolate podem incluir hiperatividade, vômito, diarreia, pancreatite, ritmo cardíaco anormal e convulsões. Se o seu cão ingerir qualquer quantidade de chocolate, não importa quão pequena seja, você deve ligar para o veterinário imediatamente.
7. Uvas e uvas-passas
Os especialistas não sabem exatamente por que as uvas e as passas são perigosas para os cães, mas essas frutas podem realmente causar insuficiência renal em caninos. Algumas mordidas são suficientes para causar um grande problema em alguns cães.
Os sintomas de envenenamento por uvas ou passas incluem vômito e diarreia, perda de apetite, alterações na quantidade de urina eliminada ou não eliminação de urina.
8. Nozes de macadâmia, amêndoas e pistache
As nozes de macadâmia podem causar inúmeros sintomas dolorosos nos cães, incluindo fraqueza, superaquecimento e vômito. Embora o mecanismo exato do envenenamento seja um mistério, essas famosas exportações do Havaí são consideradas tóxicas para os cachorros. Apenas seis nozes podem causar envenenamento grave.
Embora as nozes de macadâmia sejam as mais perigosas, outras nozes podem ser perigosas ou problemáticas se forem aromatizadas ou temperadas. Cuidado com pistache e amêndoas, por exemplo, devido ao risco de asfixia.
9. Leite e produtos lácteos
O leite e outros produtos lácteos devem ser considerados caso a caso. Alguns cães podem beber leite ou comer produtos lácteos sem problemas. Entretanto, alguns cães são alérgicos ou intolerantes à lactose e podem apresentar diarreia e gases se ingerirem leite de vaca.
O sorvete também é ruim para os cães por causa da lactose, do alto teor de açúcar e de gordura. Em vez de dar sorvete ao seu cachorro, experimente congelar pedaços de frutas saudáveis que ele possa comer.
Quanto ao queijo, não há problema em pequenas quantidades, mas prefira um queijo com baixo teor de gordura como petisco em vez de um com alto teor de gordura.
10. Cogumelos
É melhor errar pelo lado da cautela e evitar alimentar seu cão com cogumelos. Os cogumelos contêm uma variedade de toxinas que podem causar insuficiência renal e hepática, vômito, diarreia, alucinação e danos às células vermelhas do sangue. Os cogumelos brancos lavados do supermercado podem ser aceitáveis, mas provavelmente é mais seguro escolher uma guloseima diferente.
11. Noz-moscada e canela
Os cães não devem ser alimentados com alimentos que contenham noz-moscada. Essa especiaria pode causar alucinações e vômitos graves. Portanto, mesmo que seu cão esteja implorando por um biscoito temperado com noz-moscada, não ceda.
A culpada é a miristicina, um composto presente na noz-moscada. Seus efeitos são mais fortes quando ingerida em altas doses ou consumida por um cão pequeno. Mas se o seu cão ingerir qualquer quantidade de noz-moscada, entre em contato com o veterinário para obter orientação.
A canela também deve ser evitada, não por ser tóxica, mas porque pode irritar a boca de seu cão e, às vezes, levar a um baixo nível de açúcar no sangue, o que pode ter sérios efeitos sobre a saúde de seu cachorro.
12. Cebola, alho, cebolinha e alho-poró
Muitos donos de animais de estimação ficam surpresos ao descobrir que as ervas pertencentes à família Allium, como a cebola e o alho, não são seguras para seus filhotes. A cebola e o alho contêm sulfóxidos e dissulfetos, que podem danificar as células vermelhas do sangue e causar anemia em cães e gatos. A cebola e o alho em pó são encontrados em muitos alimentos preparados, até mesmo em papinhas para bebês, portanto, leia os rótulos antes de servir alimentos comprados em lojas para o seu animal de estimação.
De fato, todas as plantas do gênero Allium podem causar anemia potencialmente fatal em cães e gatos, incluindo cebolinha e alho-poró. Certas raças japonesas de cães, como Akitas e Shiba Inus, são mais sensíveis às plantas Allium, mas elas são perigosas para todos os cachorros.
13. Sal
Quantidades excessivas de sal podem alterar o equilíbrio de fluidos das células em seu cão. O excesso de sal pode causar tremores, convulsões e até mesmo coma. Se o seu cachorro estiver implorando por uma mordida em algo com sal grosso, massinha caseira ou batata frita, não deixe que os olhos tristes dele prejudiquem sua saúde.
14. Pimenta
Mantenha seu filhote longe de pimenta e alimentos apimentados. Alimentos quentes e apimentados podem causar vômitos, úlceras estomacais ou diarreia, o que pode ser doloroso tanto para o cão quanto para o seu bolso.
15. Chicletes e Xilitol
O xilitol é um adoçante encontrado em muitos alimentos humanos, como chicletes e balas sem açúcar. Porém, em cães, ele pode causar uma rápida queda no nível de açúcar no sangue, o que leva à fraqueza e até mesmo a convulsões. Alguns cachorros também podem apresentar insuficiência hepática.
De fato, os casos de envenenamento de cães envolvendo esse adoçante artificial, frequentemente encontrado também em produtos de panificação sem açúcar, estão aumentando. A quantidade de xilitol em apenas cinco chicletes tem o potencial de matar um cachorro.
16. Carne crua
Nunca alimente seu cão com carne crua ou mal cozida. A possível Salmonella ou Ecoli que às vezes é encontrada na carne crua pode ser prejudicial aos cães também, não apenas aos humanos. Seu cachorro também pode se engasgar com os ossos da carne crua.
17. Açai
Infelizmente, nossos companheiros peludos simplesmente não colhem os mesmos benefícios do açai por causa do composto “teobromina”. Se você já pesquisou sobre chocolate para cachorros, isso pode lhe parecer familiar. É o mesmo composto encontrado no chocolate, tóxico para os pets.
18. Pão de queijo
Não é recomendado oferecer pão de queijo aos cães devido aos potenciais efeitos adversos que os ingredientes, como o polvilho e o queijo, podem causar. A ingestão desse alimento pode levar a problemas sérios, como constipação e acúmulo excessivo de gases e desconforto abdominal para o animal.
19. Jaca
Será que os cães podem comer jaca? Essa também é uma alternativa saudável de carne para eles? Infelizmente, a resposta curta é não, pois não há informações suficientes no momento. Pode ser que essa seja uma fruta perfeitamente saudável para compartilhar com seu cão, mas ainda não sabemos.
20. Azeitona
Apesar de seu tamanho pequeno, as azeitonas são cheias de sal e gordura, e não muito mais em termos de vitaminas e minerais. Por serem muito pequenas, uma ou duas azeitonas simples que tiveram seus caroços removidos não devem causar nenhum dano ao seu animal de estimação. Mas o excesso pode causar problemas digestivos, como gases, diarreia e/ou vômitos.
21. Salsicha
Feitas de carne de porco, as salsichas não são tecnicamente venenosas para os cães, mas geralmente têm alto teor de gordura e sódio. Isso as torna inadequadas para a dieta de um cão.
22. Limão
O sabor azedo provavelmente não agradará seu companheiro canino, e por um bom motivo. Os cães não devem ingerir limões ou suco de limão porque podem ficar doentes, e certas partes da fruta são até mesmo tóxicas para os cachorros.
23. Macarrão
Nada no macarrão simples e cozido é tóxico para seu pet. Mas, definitivamente, também não é bom.
O delicioso macarrão que tanto gostamos é composto em grande parte de farinha, ovos e água e, embora haja alguns componentes saudáveis no macarrão, ele é, em sua maior parte, calorias vazias para nossos amigos de quatro patas.
24. Maracujá
Embora a polpa do maracujá seja tecnicamente boa para os cães comerem, o conteúdo de suas sementes é muito denso. E, infelizmente, essas sementes contêm cianeto, assim como as sementes da maçã. Outras frutas exóticas, como o mamão, são muito mais seguras, excepcionalmente mais nutritivas e muito mais fáceis de preparar.
15 alimentos que cachorros podem comer
Os pets são membros da família, e garantir sua saúde e bem-estar é uma prioridade para os pais de pet. Uma parte importante desse cuidado está relacionada à alimentação, e muitas pessoas se perguntam quais alimentos são seguros e saudáveis para seus amigos caninos. Na lista abaixo, vamos falar sobre 15 alimentos que os cães podem consumir com segurança.
1. Maçãs
Embora seja necessário evitar o caroço e as sementes das maçãs, pois são tóxicos, as partes carnudas das maçãs sem sementes são ótimas para seus cães. É melhor cortar um pedacinho da maçã para que o cão não corra o risco de entrar no caroço.
2. Laranjas
As laranjas são seguras se consumidas em pequenas quantidades.
3. Bananas
Com moderação, as bananas (sem a casca) também podem ser uma guloseima saborosa.
4. Mirtilos e amoras
Os mirtilos e amoras são petiscos saborosos que seu cão provavelmente vai adorar. Os mirtilos têm antioxidantes, fibras, fitoquímicos e vitamina C, que são ótimos para a saúde do seu cachorro.
5. Manga
As mangas são seguras e saudáveis para a maioria dos cães, desde que não tenham diabetes. Elas têm muitos nutrientes, são ricas em fibras e contêm alfa-caroteno e beta-caroteno, bem como estas vitaminas e minerais:
- Vitamina A
- Vitamina B6
- Vitamina C
- Vitamina E
- Potássio
6. Pêssego
Os pêssegos são uma das muitas frutas seguras que os cães podem comer tanto filhotes quanto adultos. Os pêssegos brancos são muito mais doces e menos ácidos do que os pêssegos amarelos, portanto, seu teor de açúcar é maior. Mas como os dois tipos de pêssego têm muito açúcar, eles só devem ser dados ao seu cão com moderação e sem o caroço.
7. Pêra
As peras não são apenas para as pessoas, elas são uma das muitas frutas que seu cão pode comer com segurança. Elas também são suculentas e doces, portanto seu cão vai adorá-las. Mas isso não significa que você pode simplesmente dar pera para seu cachorro toda hora, há dicas de segurança que os pais de animais de estimação devem saber sobre como alimentar cães com peras.
8. Abacaxi
O abacaxi contém várias vitaminas e minerais que ajudam a apoiar o sistema imunológico e o sistema digestivo do seu cão. Ele também pode se beneficiar dos antioxidantes encontrados nesta fruta, como flavonóides, ácidos fenólicos e bromelaína. E assim como a melancia, o abacaxi contém um alto percentual de água, promovendo a hidratação.
9. Melão e Melancia
Os melões são uma ótima opção e seu cachorro também pode gostar de melancia se você remover a casca e as sementes (inclusive as sementes claras na variedade sem sementes) para evitar asfixia. Por ser composta principalmente de água, a melancia pode ser especialmente saborosa em um dia quente.
10. Cenoura
Pedaços de cenoura do tamanho de uma mordida têm uma crocância agradável que muitos cães adoram. Pedaços de aipo também têm uma crocância divertida e podem ajudar a combater o mau hálito.
11. Pepino
As fatias de pepino contêm muitas vitaminas e minerais com muito poucos carboidratos ou gorduras. Cães adultos e filhotes podem comer fatias de pepino cru com segurança. Mas é importante lavá-los bem e cortá-los em fatias finas. Comer um pepino inteiro ou um pedaço grande pode causar risco de asfixia ou bloqueio intestinal, especialmente em cães menores.
12. Queijo
Embora os cães devam evitar leite e produtos lácteos em geral, um pouco de queijo de vez em quando não faz mal se você souber que seu cão não é intolerante à lactose. Lembre-se de que alguns queijos podem ter alto teor de gordura, o que é perigoso para os cães. Portanto, procure variedades com baixo teor de gordura, como um pouco de mussarela, ou pergunte ao seu veterinário qual é o melhor tipo.
13. Ovos
Ovos totalmente cozidos podem ser um petisco saboroso e divertido para o seu cão. Ovos mexidos podem ajudar a aliviar uma dor de estômago e fornecer uma fonte deliciosa de proteína.
14. Pipoca e milho
A pipoca é outra guloseima saborosa que seu cão pode adorar. Escolha pipocas estouradas ao ar livre, sem sal e sem manteiga. E verifique a pipoca cuidadosamente para garantir que seu cachorro não receba nenhum grão não estourado que possa causar asfixia.
É claro que isso significa que o milho (retirado da espiga) também é aceitável quando dado sem manteiga, sal ou temperos.
15. Camarão e peixe
O camarão simples e totalmente cozido é uma ótima opção para o seu cão. Remova a casca, a cabeça, a cauda e as pernas e evite qualquer tipo que tenha sido temperado, salgado ou amanteigado.
Peixes também são permitidos, especialmente salmão e sardinha. Certifique-se de que o peixe seja simples, totalmente cozido e sem espinhas. Uma boa regra geral é dar o prato ao seu cão no máximo duas vezes por semana.
O atum enlatado simples é seguro com moderação (para evitar excesso de mercúrio e sal). Procure o tipo embalado em água, não em óleo.