Os seres humanos comem uvas o tempo todo sem nenhum problema, mas será que elas são seguras para os cães?
Não, nunca ofereça uvas ao seu cachorro. Talvez você se surpreenda ao descobrir que as uvas podem ser tóxicas para os cães, tanto filhotes quanto adultos. Isso também inclui as uvas-passas. E sim, isso inclui todas as cores de uvas e passas — roxas, vermelhas, verdes e brancas.
Por que cachorro não pode comer uva?
As uvas e as uvas-passas não só podem representar um risco de asfixia, como também contêm uma substância que pode ser venenosa para alguns cães. Uvas e passas têm o potencial de causar insuficiência renal e morte em cães que comem uvas.
Na verdade, não sabemos qual é o composto tóxico que torna as uvas um possível perigo para os cães. A toxicidade parece estar na polpa ou na casca da uva. Isso significa que as uvas descascadas são tão tóxicas quanto aquelas com casca. As uvas-passas são tecnicamente mais tóxicas do que as uvas porque a fruta é mais concentrada na versão seca.
É importante observar que nem todos os cães que comem uvas serão afetados. Cada cão pode reagir de forma diferente à toxina. Normalmente, quanto menor for o cão, menor será a quantidade de alimento tóxico necessária para causar danos.
Pode ser que alguns cães sejam sensíveis à toxina e outros não, ou pode ser que algumas uvas tenham a toxina e outras não. Como há tantas incertezas, não há como saber se seu cão será afetado e em que grau.
A nossa conclusão é que você deve evitar qualquer ameaça potencial ao bem-estar do seu cão, não o alimentando com uvas. Se você também tiver gatos em casa, lembre-se de que as uvas e as passas também são tóxicas para eles.
Os cães podem comer geleia de uva?
Não, os cães não podem comer geleia ou compota de uva, pois ela ainda conterá as toxinas encontradas nas uvas. Além disso, a geleia contém muito açúcar para cães e também pode conter xilitol, tóxico para cães.
Cachorro pode comer uva verde?
Não, é altamente recomendável evitar oferecer uva verde a cães. Uvas, em todas as formas, têm o potencial de causar intoxicação grave em cães, levando a problemas renais. Portanto, é melhor prevenir e não incluir uvas na dieta canina.
Cachorro pode comer uva passa?
As uvas-passas são tecnicamente mais tóxicas do que as uvas porque a fruta é mais concentrada na versão seca.
Cachorro pode comer uva roxa?
Não, a uva roxa, assim como outras variedades de uva, é tóxica para cães. A ingestão de uvas pode levar a problemas de saúde sérios, como insuficiência renal. Evite dar uvas, independentemente da cor, como medida preventiva para garantir a segurança do seu animal de estimação.
O que devo fazer se meu cão comeu uvas?
Mesmo que seu cão tenha comido apenas uma uva ou uva-passa, entre em contato imediatamente com seu veterinário.
Você pode ter visto conselhos online sobre como induzir o vômito em casa ou usar carvão ativado para ajudar. E, embora essas coisas possam ajudar, não tente fazer essas coisas em casa antes de falar com o veterinário. Ele pode recomendar que não se faça isso e, de qualquer forma, você provavelmente precisará levar o cão ao consultório do veterinário imediatamente.
Se não tiver certeza de que seu cão comeu uvas, ainda assim é importante entrar em contato com o veterinário e observar os sinais de toxicidade da uva nas primeiras 24 a 48 horas.
Sinais de toxicidade da uva em cães:
Se você notar qualquer um desses sintomas de toxicidade da uva, leve seu cão ao veterinário imediatamente.
- Vômito e/ou diarreia: Isso geralmente começa nas primeiras horas após a ingestão de uvas ou passas. Você pode ver pedaços delas no vômito ou nas fezes do seu cão.
- Aumento da micção: Isso ocorre durante os estágios iniciais da insuficiência renal.
- Beber muito: Isso também acontece durante os estágios iniciais da insuficiência renal.
- Diminuição da micção ou não urinar: esse é um sinal de que os rins estão parando.
- Perda de apetite
- Letargia, fraqueza ou quietude incomum
- Desidratação: Você pode verificar isso puxando suavemente a pele da parte de trás do pescoço do cão para cima. Se ela não voltar ao lugar imediatamente, seu cão está desidratado.
- Mau hálito
Como os veterinários tratam a toxicidade da uva em cães:
O veterinário pode tentar induzir o vômito. Depois disso, ele também pode usar carvão ativado para ajudar a absorver o restante das toxinas e prender as uvas ou passas restantes no estômago do cão.
Para tratar a insuficiência renal, os veterinários geralmente tentam apoiar a função renal e eliminar as toxinas por meio de fluidoterapia intravenosa. Eles também usarão medicamentos para tratar os sintomas do seu cão, como medicamentos antináusea e protetores gástricos para prevenir ou tratar úlceras estomacais.
Seu cão provavelmente precisará ser hospitalizado por pelo menos 48 horas, para que o veterinário possa tratá-lo adequadamente e monitorar os rins por meio de exames de sangue.
Se o seu cão foi afetado apenas de forma leve ou moderada, ele pode acabar com a função renal reduzida, mas ainda pode se recuperar com os cuidados médicos adequados.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.