Gostaria de compartilhar um pêssego com seu cachorro como lanche? Boas noticias, os cachorros podem sim comer pêssego.
Os pêssegos são uma das muitas frutas seguras que os cães podem comer tanto filhotes quanto adultos. Os pêssegos brancos são muito mais doces e menos ácidos do que os pêssegos amarelos, portanto, seu teor de açúcar é maior. Mas como os dois tipos de pêssego têm muito açúcar, eles só devem ser dados ao seu cão com moderação e sem o caroço.
Aqui está o que você precisa saber sobre como alimentar cães com pêssegos.
Os pêssegos são bons para os cães?
Sim, os pêssegos podem ser um bom petisco para cachorros saudáveis, com moderação. Eles são ricos em fibras e baixos em calorias e gorduras. Também são repletos de ótimos antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a evitar danos às células e a combater doenças. Além disso, elas contêm todas as vitaminas e minerais a seguir:
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina E
- Vitamina K
- Cobre
- Zinco
- Luteína
- Zeaxantina
- Colina
- Folato
- Fósforo
- Manganês
- Magnésio
- Niacina
Os pêssegos podem ser ruins para os cães?
Há algumas desvantagens potenciais em dar pêssegos como petisco aos cachorros. Eles têm um alto teor de açúcar, e a ingestão de muito açúcar ao longo do tempo pode levar a problemas de saúde como diabetes e obesidade, que podem levar a problemas nos quadris e nas articulações.
Os filhotes também têm estômagos mais sensíveis do que os cachorros adultos e, portanto, podem não reagir bem à ingestão de um alimento novo e açucarado.
Outra preocupação é a fossa. O caroço de um pêssego é bem grande. Sempre o remova, pois ele pode se tornar um risco de asfixia ou causar um bloqueio intestinal.
O caroço também contém um composto de açúcar e cianeto que é tóxico para os cães. Os sinais de toxicidade por cianeto são
- Vômito
- Diarreia
- Letargia
- Dor abdominal
- Perda de apetite
- Dificuldade para respirar
- Batimentos cardíacos anormais
- Gengivas vermelhas
- Respiração ofegante excessiva
- Gagging ou regurgitação
- Pupilas dilatadas
- Convulsões
- Colapso
Se o seu cão comer acidentalmente o caroço do pêssego ou se você notar qualquer um desses sintomas, entre em contato com o veterinário e leve-o imediatamente à clínica veterinária.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Os cães podem comer iogurte de pêssego?
Embora os pêssegos sejam saudáveis e seguros para os cachorros, o iogurte de pêssego comprado em lojas não é uma boa ideia. O iogurte com sabor da loja geralmente contém muitos açúcares adicionados, conservantes e, às vezes, xilitol, que é tóxico para os cães.
Você pode fazer seu próprio iogurte de pêssego misturando pêssegos com iogurte natural que não contenha açúcares ou adoçantes artificiais
Os cães podem comer pêssegos enlatados?
Os pêssegos enlatados também não são uma boa ideia para um petisco para cachorros. Eles contêm muito açúcar adicionado, o que não é saudável para seu cão e pode causar dor de estômago.
Os cães podem comer pêssegos congelados?
Os pêssegos congelados podem ser uma guloseima divertida, mas há algumas preocupações a serem observadas. Se forem pêssegos congelados comprados em lojas, eles podem ter adição de açúcar e conservantes. Além disso, os pêssegos congelados comprados em lojas geralmente vêm em pedaços grandes, o que pode representar outro risco de asfixia para seu pet. A melhor opção é cortar pequenos pedaços de pêssegos frescos e congelá-los.
Quantos pêssegos os cães podem comer?
Quanto é demais? Qualquer guloseima para um cachorro, mesmo uma guloseima saudável como o pêssego, deve compor no máximo 10% de sua dieta diária, enquanto os outros 90% devem vir de uma dieta bem balanceada de ração para cães. Cada pedaço não deve ser maior do que cubos de ½ polegada.
Confira esta lista para obter orientações gerais sobre a quantidade de pêssego a ser dada ao seu cachorro
- Cão extra pequeno = 1-2 pedaços (Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs, Shih Tzus)
- Cão pequeno = 2-3 peças (Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura)
- Cão médio = 4-5 peças (Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs, Huskies siberianos)
- Cão grande = 5-6 peças (Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos)
- Cão extra grande = um punhado de peças (Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus)
Se você estiver nervoso porque seu cão comeu muitos pêssegos, fique atento aos seguintes sintomas:
- Diarreia
- Vômito
- Falta de apetite
- Letargia
- Estômago dolorido ou distendido
Se notar qualquer um desses sintomas, entre em contato com o veterinário.
Como alimentar seu cão com pêssegos de forma segura?
Abaixo estão algumas maneiras seguras e divertidas de dar pêssegos como petisco para o seu querido cachorro. E quando estiver apresentando qualquer alimento novo ao seu cão, certifique-se de dar apenas um pedacinho primeiro. Remova o talo e o caroço e corte o pêssego em pequenos pedaços de 1/2 polegada em cubos.
Cobertura de comida de pêssego
Se quiser dar mais variedade à refeição, amasse um pouco de pêssego fatiado e misture-o à comida habitual do cão como cobertura.
Batida de frutas com pêssego
Misture algumas fatias de pêssego com outras frutas seguras para cães, como bananas, mirtilos e morangos.
Iogurte de pêssego ou iogurte congelado
Bata no liquidificador ou amasse algumas fatias de pêssego e misture com iogurte natural, sem açúcar e sem xilitol. Você pode adicionar outras frutas seguras para cães a essa mistura, se desejar, e depois alimentá-la fria para o seu cachorro. Ou congele os pedaços de frutas na noite anterior e, em seguida, misture as frutas congeladas com o iogurte natural para fazer um iogurte congelado adequado para cães.
Pêssegos desidratados
Se você quiser dar ao seu cachorro pêssegos desidratados, use um desidratador em casa. Lembre-se de que, nesse ponto, haverá uma concentração maior de açúcar. Mas as frutas desidratadas caseiras ainda são muito mais saudáveis do que as compradas em lojas, pois as frutas desidratadas das lojas geralmente têm muito mais açúcar adicionado e, às vezes, conservantes extras. Certifique-se de que os pedaços sejam bem pequenos para evitar engasgos.