Talvez você goste dessa fruta exótica e única e queira compartilhá-la com seu cão, ou talvez tenha uma árvore no quintal com uma recompensa caída que seu cão esteja curioso para conhecer. Mas os cães podem consumir maracujá com segurança?
A resposta curta é não; embora a polpa do maracujá seja tecnicamente boa para os cães comerem, o conteúdo de suas sementes é muito denso. E, infelizmente, essas sementes contêm cianeto, assim como as sementes da maçã. Outras frutas exóticas, como o mamão, são muito mais seguras, excepcionalmente mais nutritivas e muito mais fáceis de preparar.
Dito isso, você pode e deve sempre obter informações confiáveis do seu veterinário. Enquanto isso, aqui está o que reunimos sobre por que não vale a pena apresentar o maracujá ao seu pet
Por que o maracujá é ruim para os cães?
O maracujá certamente tem benefícios nutricionais, especialmente para nós, humanos. Mas o grande problema do maracujá é o conteúdo da semente.
Infelizmente, o interior do maracujá é uma espécie de pudim de polpa e sementes. Há muito pouco da polpa que não esteja repleto de sementes. Um ser humano habilidoso pode remover as sementes ou cuspi-las, mas isso não é algo que podemos esperar de nossos pets.
Essas sementes são um problema por alguns motivos. As sementes, em geral, representam um risco de asfixia. Em segundo lugar, em grandes quantidades, as sementes podem causar obstrução intestinal em cães. E, finalmente, as sementes de maracujá contêm cianeto, que é altamente tóxico para os cães.
Com esses fatores, mais a inconveniência de tentar preparar maracujá com segurança, o benefício nutricional simplesmente não vale o risco.
O que devo fazer se meu cão comer maracujá?
O envenenamento por cianeto é um assunto sério para cães, e os efeitos negativos se manifestam rapidamente.
Se o seu cão tiver consumido um maracujá inteiro ou grande parte do interior com as sementes, procure imediatamente um veterinário. Há, é claro, a possibilidade de que tudo fique bem, mas, se não ficar, esperar para ver se está tudo bem pode lhe custar um tempo valioso.
Em geral, você pode evitar essa dor de cabeça sendo proativo e mantendo seu cão longe de maracujás acessíveis e sem supervisão. Como se trata de uma fruta doce, seu cão ficará curioso e interessado.
Se você tiver uma árvore no quintal, tome as precauções necessárias para mantê-lo longe dos frutos caídos.
Se, após consultar o veterinário, você decidir alimentar seu cachorro com um pouco de polpa de maracujá, certifique-se de que ela não tenha sementes, esteja completamente madura e sem pele.
Nossa recomendação, no entanto, é procurar frutas mais adequadas para seu cão. É natural querer apresentá-lo a frutas exóticas e a sabores novos e excitantes, especialmente se ele os aprecia com frutas mais seguras. Mas, às vezes, não vale a pena arriscar a saúde de seu amado companheiro.
Outros alimentos que os cães não devem comer:
Outros alimentos que os cães podem comer: