O mamão é uma fruta tropical repleta de vitaminas e minerais. Se você tiver a sorte de morar em um lugar onde o mamão cresce naturalmente, essas frutas de cor laranja são um lanche popular que pode ser consumido puro ou em smoothies, saladas ou sobremesas. É tão gostoso que você não deve se surpreender se o seu cachorro pedir uma mordida.
Mas os cães podem comer mamão? Sim, podem!
O mamão é bom para os cães?
O mamão é seguro para os cachorros comerem, é um petisco saudável para cães quando consumido com moderação.
Há vários benefícios nutricionais do mamão que se aplicam tanto a cães quanto a humanos. Como muitas outras frutas, o mamão é rico em vitaminas A e C, além de potássio e fibras. Esses nutrientes podem ajudar a apoiar o sistema imunológico do seu cão e promover uma digestão saudável. O mamão também contém uma enzima chamada papaína, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser benéfico para cachorros com dor nas articulações ou artrite.
Mas não adicione uma porção de mamão ao prato de seu pet imediatamente. Como a maioria dos outros “alimentos humanos”, o mamão só é seguro para os cachorros comerem em pequenas quantidades. Em excesso, ele ficará doente, pois o alto teor de fibras pode causar problemas digestivos. Você também deve se certificar de que o mamão esteja maduro e seja fornecido sem as sementes e a casca.
Como preparar mamão para cães com segurança?
Quer compartilhar um pouco de mamão com seu cão? Aqui estão algumas dicas para preparar adequadamente a fruta para seu cão, de modo que seja seguro para ele comer:
- Remova a casca e as sementes do mamão maduro antes de dar ao seu cão. Elas são difíceis de serem digeridas pelo seu cachorro e causam dor de estômago.
- Corte a fruta em pedaços pequenos para reduzir o risco de engasgamento.
- Comece devagar! Tente alimentar seu pet com uma ou duas mordidas como um petisco ocasional para começar, não como uma adição importante à dieta dele.
Monitore seu cão de perto para detectar qualquer problema. Essa fruta é cheia de fibras, portanto, pode fazer com que seu animal de estimação tenha fezes soltas, mesmo que coma apenas um pouco (ou se seu cão tiver estômago sensível).
Como acontece com qualquer alimento novo, converse com seu veterinário antes de oferecer mamão ao seu cachorro, especialmente se ele tiver alergias alimentares ou outros problemas de saúde.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Qual a quantidade de mamão que os cães podem comer?
Tente dar ao seu pet uma pequena porção de mamão no início. Mesmo que ele adore o primeiro sabor frutado, vá devagar. Como acontece com qualquer fruta açucarada e rica em fibras, o excesso pode causar dor de estômago ou diarreia. Algumas mordidas pequenas não fazem mal como petisco ocasional, mas você deve ficar atento a sinais de distúrbios digestivos e evitá-las se elas deixarem seu filhote enjoado.
Aqui estão algumas diretrizes gerais de porções a serem seguidas se você estiver introduzindo o mamão papaia a um cão adulto saudável:
- Cão extra pequeno = um ou dois pedaços pequenos (ou menos de uma colher de chá). Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
- Cão pequeno = três a quatro pedaços pequenos (cerca de uma colher de chá). Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores americanos miniatura
- Cão médio = cinco a seis pedaços pequenos (cerca de 2-1 colher de sopa). Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
- Cão de grande porte = sete a oito pedaços pequenos (cerca de 2 colheres de sopa. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cão extra grande = 10 pedaços pequenos ou menos (não mais do que ¼ de xícara). Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus
Embora o mamão descascado e cortado em cubos, consumido em pequenas porções, seja adequado para a maioria dos cães, é sempre melhor consultar o veterinário antes de introduzir um novo ingrediente na dieta. Seu veterinário pode fazer recomendações específicas para seu amigo de quatro patas com base em sua raça, idade, peso e quaisquer outras condições de saúde.
Outras frutas que os cães podem comer:
Lembre-se: Nem todas as frutas são seguras para os cães comerem. Algumas frutas, como as uvas, devem ser evitadas porque são tóxicas para os cães.