Sim, cachorro pode comer maçã! As maçãs podem ser um lanche nutritivo para cães e filhotes. Todas as variedades de maçãs que você normalmente encontra no supermercado de seu bairro são seguras para os cães comerem.
Entretanto, há alguns cuidados que devem ser tomados ao dar maçãs ao seu cão. Aqui estão os benefícios e os riscos.
As maçãs são boas para os cães?
Sim, as maçãs são boas para os cães com moderação, mas não como uma refeição completa. Você pode alimentar seu cão com fatias de maçã fresca, incluindo a casca. Não alimente seu cão com caroços de maçã, pois eles podem ser um risco de asfixia.
As maçãs são uma excelente fonte de vitamina C, necessária para a função imunológica adequada. Também são carregadas de carboidratos, a melhor fonte de energia, e são ricas em fibras, que desempenham um papel na digestão e na regulação do açúcar no sangue.
O cão pode comer sementes de maçã?
Se seu cão comer algumas sementes de maçã, ele não terá problemas.
É verdade que as sementes de maçã contêm cianeto, que é venenoso tanto para cães quanto para pessoas. Entretanto, seu cão teria que comer uma quantidade enorme de sementes de maçã para causar envenenamento por cianeto.
Um cão de porte médio precisaria mastigar e engolir cerca de 85 gramas de sementes, ou as sementes de cerca de 200 maçãs. Para um cão pequeno, seriam necessárias cerca de 100 maçãs, e para um cão grande, cerca de 300.
Para referência, o cianeto é uma substância química que pode causar hipóxia, ou seja, falta de fornecimento de oxigênio ao corpo. Alguns sintomas de envenenamento por cianeto incluem:
- Membranas mucosas vermelho-tijolo
- Pupilas dilatadas
- Dificuldade para respirar
- Ofegante
- Choque
Cachorro pode comer suco de maçã, molho de maçã ou chips de maçã?
Outros alimentos feitos de maçãs, como chips de maçã, molho de maçã e suco de maçã, são formas menos nutritivas de maçãs.
Pedaços de maçã desidratados ou chips de maçã comprados em lojas geralmente têm adição de açúcar e não contêm fibras. O suco de maçã e o molho de maçã comprados em lojas podem ter um bom teor de água, mas também podem ter adição de açúcar e nenhuma fibra.
Essas combinações podem levar ao ganho de peso e ao diabetes. No entanto, as versões caseiras desses alimentos ou as versões compradas em lojas que não contenham adição de açúcar são boas para cães, com moderação.
Alguns cães são alérgicos a maçãs?
Os cães são alérgicos principalmente às proteínas dos alimentos. As maçãs têm quantidades insignificantes de proteína. Portanto, embora seja possível, os cães não costumam ter alergia a maçãs.
As maçãs são ruins para os dentes do cão?
Algumas pessoas podem se perguntar se os açúcares encontrados nas maçãs apodrecem os dentes do cão, mas isso é improvável.
A água contida na maçã ajuda a remover o açúcar de dentro da boca, o que a torna relativamente segura para os dentes. A casca da maçã é um bônus, pois funciona como uma escova de dentes.
Quantas maçãs os cães podem comer?
Embora as maçãs sejam um petisco seguro e saudável para cachorro, qualquer petisco que ele coma deve representar apenas 10% de sua dieta geral, enquanto os outros 90% devem vir de uma dieta bem equilibrada de ração para cães.
Para ajudá-lo a ter uma ideia do tamanho adequado das porções, aqui estão algumas diretrizes gerais com base no peso e no tamanho da raça do seu cachorro.
Se tiver alguma dúvida ou preocupação sobre a dieta do seu cão, consulte o veterinário.
- Cão extra pequeno = 1-2 pedaços. Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
- Cão pequeno = 2-3 peças. Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura
- Cão médio = 5-6 peças. Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
- Cão de grande porte = um pequeno punhado de pedaços. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cão extra grande = um punhado de pedaços. Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus
Embora as maçãs não sejam tóxicas para os cães, o consumo excessivo pode causar dor de estômago devido ao alto teor de açúcar e de fibras. Fique atento aos sintomas típicos de dor de estômago:
- Diarreia
- Vômito
- Diminuição ou perda de apetite
- Aparência desconfortável
- Lamber os lábios
- Engolir para combater o refluxo
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Como alimentar seu cachorro com maçãs de forma segura?
As maçãs podem ser um petisco divertido, fácil e gostoso para seu cachorro. Apenas certifique-se de lavá-las bem, remover o caroço, o caule e as sementes e cortá-las em pedaços pequenos antes de dar ao seu cão.
Lanche de maçã
Obviamente, a maneira mais fácil de dar maçãs ao seu cão é cortá-las em pedaços com cerca de 2,5 cm de largura por 1,5 cm de espessura e dar como petisco.
Cobertura de alimentos
Você pode usar as maçãs como cobertura de alimentos, cortando-as ou misturando-as ao alimento habitual do seu cão.
Batida de frutas
Misture os pedaços de maçã com outras frutas seguras para cães, como bananas, mirtilos e morangos. Em seguida, coloque um pouco em uma tigela como petisco, use-o como cobertura para a comida.
Iogurte de frutas
Misture alguns pedaços de maçã com iogurte totalmente natural, sem açúcar e sem xilitol (lembre-se de que o xilitol é tóxico para os cães). Você pode servir o iogurte assim ou misturá-lo com outras frutas seguras para cães.
Picolés de frutas
Coloque a mistura de frutas e iogurte (acima) em uma bandeja de cubos de gelo ou de picolés e congele-a durante a noite para obter picolés, seu cachorro vai adorar!
Sorvete para cães
Congele pedaços de maçã durante a noite. Em seguida, misture-os com o iogurte natural para fazer um sorvete de maçã seguro para cães. Você também pode adicionar algumas das outras frutas congeladas.
Maçãs desidratadas
Se você tiver um desidratador em casa, poderá fazer pedaços de maçã desidratada. O açúcar será mais concentrado por grama, portanto, alimente seu pet com pequenas porções. E evite frutas desidratadas compradas em lojas – elas geralmente contêm um pouco mais de açúcar e conservantes.