Não. Quando a vida lhe dá limões, provavelmente é melhor fazer limonada para você mesmo, não compartilhe com seu cachorro. O sabor azedo provavelmente não agradará seu companheiro canino, e por um bom motivo. Os cães não devem ingerir limões ou suco de limão porque podem ficar doentes, e certas partes da fruta são até mesmo tóxicas para os cachorros.
Mas se o seu cão ingerir limão ou suco de limão, aqui está o que você precisa saber.
Os limões são ruins para os cães?
Embora a polpa do limão não seja tóxica para os cachorros, ela ainda pode deixá-lo doente. Felizmente, o forte sabor cítrico não é algo que a maioria dos cães goste, portanto, a maioria dos cães evitará comê-lo se encontrar uma fatia de limão no chão.
Se o seu cão comer limão, ele pode ficar com dor de estômago. A alta acidez pode irritar o sistema digestivo e causar vômito ou diarreia.
Cascas de limão
Embora a polpa da fruta não seja tóxica para os cães, as cascas de limão são uma história diferente. Mantenha seu pet longe das cascas de limão ou das cascas da fruta, pois essas partes contêm substâncias químicas naturais que são tóxicas para os cães (psoraleno, limoneno e linalol). Se você suspeitar que seu amigo peludo comeu uma casca de limão ou a parte branca da fruta, observe-o atentamente quanto aos seguintes sintomas:
- Vômito
- Diarreia
- Letargia
- Irritação da pele
Ligue para o veterinário se notar qualquer um dos sintomas acima, pois o envenenamento por limão pode causar danos ao fígado se não for tratado imediatamente. A ingestão de cascas de limão também pode causar obstrução intestinal, outra emergência com risco de vida.
Suco de limão
A ingestão de grandes quantidades de limão, especialmente suco de limão, que é mais concentrado do que a fruta, pode fazer com que seu cão fique muito doente. Nunca dê suco de limão ao seu cão.
Se o cachorro lamber acidentalmente uma pequena quantidade de suco de limão do chão, não é provável que cause danos graves. Mas faça o possível para desencorajar esse comportamento e, definitivamente, não dê a ele suco de limão de propósito.
Bolo e biscoitos de limão
Produtos assados com sabor de limão, incluindo bolos e biscoitos, também não são bons para cães. Essas guloseimas podem conter ingredientes como açúcar e manteiga, que são ruins para os cachorros.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Meu cão comeu limão. O que devo fazer?
Se você acha que seu pet comeu um pedaço de limão, monitore o comportamento dele em busca de sinais de doença. Fique atento a sintomas de distúrbios digestivos, como vômito, diarreia ou perda de apetite. Ligue para o veterinário se o seu cachorro apresentar qualquer um desses sinais, pois ele poderá ajudá-lo a determinar se é necessária uma visita à clínica.
Cães muito pequenos, idosos ou com outros problemas de saúde podem correr mais risco de sofrer efeitos colaterais do que os adultos saudáveis. Se seu pet parecer desorientado ou apresentar tremores, dificuldade para respirar ou fraqueza, vá ao veterinário imediatamente.
Os cães podem morrer por comer limão?
Embora seja extremamente raro que um cão adulto saudável morra por comer limão, alguns correm mais risco do que outros. Cachorros muito pequenos, filhotes jovens ou com problemas de saúde subjacentes podem estar em maior risco.
Uma pequena lambida ou gosto de limão provavelmente não terá consequências graves. Mas quantidades maiores de limão ou de suco de limão concentrado podem levar a problemas de saúde mais sérios. Em caso de dúvida, consulte o veterinário, pois ele pode fornecer orientações com base na idade, no peso e no histórico médico do seu cão.
Cachorros muito pequenos, idosos ou com outros problemas de saúde podem correr mais risco de intoxicação por limão do que os adultos saudáveis.
Os cães podem comer frutas cítricas?
Outras frutas cítricas, incluindo toranjas e limas, também contêm ácido cítrico e podem causar problemas estomacais semelhantes se ingeridas em grandes quantidades. Mantenha-as longe de seu pet para evitar possíveis problemas de saúde.
Por outro lado, há algumas frutas cítricas que podem ser consumidas por cães. Laranjas, tangerinas, clementinas e tangerinas não representam o mesmo risco que limões, limas e toranjas. De fato, uma pequena fatia de laranja pode ser consumida ocasionalmente pelos cachorros
Outros alimentos que os cães não devem comer:
Em vez de limões, experimente uma das seguintes frutas que são seguras para o seu amigo peludo. Lembre-se de começar devagar e alimentar com moderação. Fique atento a qualquer sinal de distúrbio digestivo e interrompa a alimentação se o cão parecer indisposto.
Outros alimentos que os cães podem comer:
Lembre-se de que nem todas as frutas são seguras para os cachorros comerem. Algumas frutas, como as uvas, devem ser evitadas porque são tóxicas. Sempre converse com seu veterinário antes de introduzir um novo alimento na tigela de seu cão, pois ele pode ter recomendações que levam em conta a saúde, a idade e o peso de seu animal.