Sim! O fígado é uma proteína rica em vitaminas que pode ser consumida com segurança pelo seu cão. Além de conter ferro, cobre, zinco e ácidos graxos essenciais, o fígado limpa o sangue de toxinas e contribui para uma visão saudável.
O fígado é um superalimento canino que é uma adição saborosa e saudável à dieta diária do seu cachorro. Isso é algo que a maioria dos fabricantes de alimentos comerciais para cães já sabe: muitos alimentos e petiscos para cães são feitos com fígado. Seja para melhorar a dieta do seu cão, para preparar sua própria ração fresca ou para melhorar a qualidade de seus petiscos, o fígado é uma ótima opção.
Por que o fígado é bom para os cães comerem?
Em relação à carne produzida a partir de músculo animal, as carnes de órgãos, como o fígado, são repletas de nutrientes. O fígado bovino, por exemplo, tem seis vezes mais ferro, 23 vezes mais cálcio e 1.200 vezes mais vitamina D do que a mesma quantidade de carne moída. Entre seus nutrientes mais importantes estão:
Vitamina A – Esse antioxidante contribui para a visão e o funcionamento saudável do coração, dos rins e dos órgãos reprodutivos.
Vitaminas B – Nutrientes como riboflavina (B2) e folato (B9) desempenham um papel essencial no crescimento e na função das células do corpo. Eles também podem ajudar a prevenir a fadiga e a anemia.
Ferro – Esse mineral transporta oxigênio para as células sanguíneas, regula a temperatura corporal e apoia a função cerebral. O aumento da ingestão de ferro pode melhorar a força e a resistência do cão.
Cobre e zinco – esses minerais essenciais ajudam a manter a saúde dos ossos e das articulações.
Qual é o tipo de fígado mais nutritivo para os cães comerem?
Dois tipos de fígado, de frango e de boi, estão prontamente disponíveis na maioria dos supermercados. Ambos os tipos de fígado estão repletos de vitaminas e minerais essenciais, proteínas e ferro. Ambos os tipos de fígado são relativamente baixos em calorias e gordura saturada. E ambos os tipos de fígado são excelentes opções para acrescentar um toque nutricional à dieta de seu pet.
Entretanto, se você tiver que escolher um em vez do outro, opte pelo fígado bovino. Em comparação com o fígado de galinha, ele tem menos calorias e gordura e é mais rico em vitaminas B2, B12 e A. Ele também tem quase 20 vezes mais cobre do que o fígado de galinha, um mineral que apoia as funções do cérebro, do coração e da pele e que o corpo não produz naturalmente.
No entanto, se o seu cão precisa de mais proteína, selênio ou ferro, o fígado de galinha pode ser uma opção melhor. Essa carne de órgão tem cerca de duas vezes mais selênio e ferro do que o fígado bovino e aproximadamente quatro gramas a mais de proteína por porção.
No supermercado local, é possível encontrar outros tipos de fígado, inclusive de porco, cordeiro e pato. Essas carnes orgânicas oferecem benefícios nutricionais semelhantes aos do fígado bovino e de frango e podem ser cozidas em casa da mesma forma.
Qual é a melhor maneira de alimentar meu cão com fígado?
Preparar fígado para seu cão em casa é mais fácil do que você imagina. Mas mesmo que você não esteja pronto para começar a cozinhar e preparar carnes de órgãos, ainda há opções para adicionar fígado à dieta do seu cachorro:
Ração para cães que contém fígado – Muitas rações úmidas nutricionalmente completas para cães vendem fórmulas que contêm uma dose saudável de fígado bovino ou de frango.
Fígado cru liofilizado – Use-o como petisco de treinamento, coloque-o em brinquedos de quebra-cabeça ou polvilhe-o sobre as refeições diárias de seu cão para obter toneladas de sabor e benefícios nutricionais.
Fígado cozido em casa – O fígado pode ser cozido no fogão ou no forno. Coloque-o em uma panela com água fervente e cozinhe em fogo brando por cerca de 15 minutos até ficar macio, frite-o em fogo baixo-médio ou coloque-o em uma assadeira e leve ao forno por 15 a 20 minutos a 375 graus. Ao preparar o fígado para seu cão, evite adicionar manteiga, óleo, sal ou qualquer outro tempero. Depois de cozido, corte o fígado em pedaços pequenos.
Guloseimas caseiras – Seja mais criativo com o fígado preparando suas próprias guloseimas saudáveis para cães em casa. Nossa receita de guloseimas para treinamento com fígado abaixo é uma maneira fácil de fazer um esforço extra para seu cachorro.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Qual a quantidade de fígado que meu cachorro deve comer?
Como muitos alimentos que são saudáveis com moderação, o excesso de fígado pode ser ruim. Ou, mais precisamente, o excesso de vitamina A no fígado pode ser ruim.
O consumo excessivo de vitamina A pode levar à hipervitaminose A, uma overdose de vitaminas A. Com o tempo, o excesso de vitamina A pode causar deformidades ou esporões ósseos, enfraquecimento dos músculos, problemas digestivos e perda de peso.
Para evitar a possibilidade de hipervitaminose A, a dieta de seu cão não deve conter mais do que 5% de carnes de órgãos. Para um cachorro de porte médio, isso equivale a aproximadamente 30 gramas de fígado por dia, no máximo.