Dar frutas e legumes como petisco ao seu cão pode ser saudável, repleto de vitaminas e minerais. Mas lembre-se de que certas frutas ou legumes podem ser tóxicos para os cães, como uvas e passas. As bananas são uma fruta comum e saudável para as pessoas, e muitos cães também imploram alegremente por um pedaço dela.
Sim, as bananas são seguras para os cachorros, mas com moderação. Continue lendo para saber mais sobre como servir bananas com segurança para seu cão, seus benefícios para a saúde e a quantidade de banana que seu cão pode comer.
As bananas são boas para os cães?
As bananas são seguras para os cães comerem e também trazem alguns benefícios à saúde. Mas, como acontece com muitas frutas, a moderação é fundamental. Cães menores e filhotes geralmente devem ingerir quantidades menores para evitar qualquer distúrbio estomacal.
A principal desvantagem das bananas para cães é seu alto teor de açúcar. O excesso de açúcar na dieta de seu cão pode causar vários problemas de saúde, inclusive ganho de peso e diabetes. E se o seu cão já estiver acima do peso, tiver diabetes ou outros problemas de saúde, ele não deve consumir o açúcar extra das bananas ou de outras frutas.
Benefícios da banana para a saúde do cão:
Tenha em mente que você não deve esperar um benefício nutricional significativo ao dar ao seu cão uma pequena quantidade de banana, que seja adequada para ele.
Dito isso, as bananas contêm uma variedade de vitaminas e minerais:
- A fibra é conhecida por ajudar a resolver problemas gastrointestinais. Ela promove a saúde e a regularidade das fezes.
- A vitamina C promove a saúde dos ossos, da cartilagem e dos dentes. Além disso, ela estimula o sistema imunológico, ajuda o corpo a absorver o ferro e a cicatrizar feridas mais rapidamente.
- A vitamina B6 ajuda no humor e na função cognitiva, equilibra os níveis de aminoácidos no sangue, estimula o sistema imunológico e ajuda a proteger contra infecções.
- O potássio é um tipo de eletrólito que ajuda os músculos a se contraírem, mantém a pressão arterial normal e ajuda a regular os níveis de fluido nas células.
- O magnésio ajuda a manter as funções nervosas e musculares, auxilia na produção de energia, pode promover a saúde do coração, com benefícios anti-inflamatórios.
- A biotina não só ajuda na saúde do cabelo, da pele e das unhas, mas também promove a função cerebral, suprime a inflamação e aumenta a imunidade.
As bananas podem ajudar com a diarreia ou a constipação canina?
As bananas têm alto teor de fibras, o que pode ajudar nos problemas gastrointestinais dos cães. No entanto, o excesso de açúcar (ou de fibras) pode causar diarreia em seu cão.
Normalmente, a fibra da banana deve ajudar seu cão a ter movimentos intestinais mais saudáveis. Entretanto, o excesso de fibras pode causar prisão de ventre em cães. Dê bananas ao seu cão apenas ocasionalmente, em pequenas porções, como um petisco.
A cenoura e a abóbora também são ricas em fibras e podem ajudar a aliviar a dor de estômago de seu cão. Ambas têm mais fibras e menos açúcar do que as bananas. Entre as três, a abóbora é a que tem menos açúcar e mais fibras. É por isso que os veterinários geralmente recomendam abóbora para cães com constipação leve.
Os cães podem ser alérgicos a bananas?
Assim como os seres humanos, os cães podem ter alergias alimentares. Portanto, se o seu cão nunca comeu bananas antes, tente testá-las dando a ele apenas uma pequena quantidade. Em seguida, observe se há sinais de intolerância alimentar em curto prazo (não uma alergia). Isso se manifestará como desconforto gastrointestinal na forma de vômito, diarreia, dor de barriga ou letargia (baixa energia).
Os problemas de pele e ouvido, incluindo coceira crônica, lesões de pele ou infecções de ouvido, ocorrem de forma mais crônica e demoram um pouco para se desenvolver.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Cachorro pode comer casca de banana?
Ao dar bananas como petisco ao seu cão, é importante certificar-se de que ele não coma a casca da banana. Embora não sejam naturalmente tóxicas para os cães, as cascas de banana geralmente contêm uma grande quantidade de pesticidas. Elas também não são facilmente digeríveis e podem causar um bloqueio intestinal. Isso significa que a casca de banana pode bloquear parte ou todo o intestino de seu cão, impedindo a passagem de líquidos ou sólidos.
Os sinais de bloqueio intestinal são:
- Vômito
- Perda de apetite
- Dor abdominal
- Fraqueza e letargia
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Perda de peso
Se você suspeitar que seu cão possa estar com um bloqueio intestinal, leve-o imediatamente à clínica veterinária. Seu veterinário pode recomendar desde fluidoterapia até cirurgia, dependendo da gravidade do bloqueio.
Os cães podem comer chips de banana ou bananas secas?
Os chips de banana seca não são recomendados por vários motivos. Se não forem mastigadas, elas podem absorver água, inchar e causar uma obstrução que pode até precisar ser removida cirurgicamente. Além disso, os chips de banana comprados em lojas geralmente contêm conservantes indesejados e altos níveis de açúcar.
Os cães podem comer pão de banana?
Se por acaso você deixar cair um pedaço de pão de banana no chão e seu cachorro o pegar antes de você, verifique novamente a lista de ingredientes. O pão de banana pode conter coisas como passas, xilitol ou noz-moscada, que são tóxicos para cães. Se o seu cão comer acidentalmente pão de banana que contenha algum ingrediente nocivo – ou se você não tiver certeza dos ingredientes – entre em contato com o veterinário imediatamente.
Se você tiver feito o pão de banana em casa e tiver certeza de que não há ingredientes tóxicos, seu cão deve ficar bem. Mas lembre-se de que guloseimas doces como essa geralmente têm um alto teor de açúcar, o que pode perturbar o estômago do cão. Portanto, essa não é a melhor opção de petisco para cães.
Os cães podem comer pudim de banana?
O pudim de banana deve ser evitado. O pudim tem um alto teor de açúcar, conservantes e possivelmente outros ingredientes tóxicos para os cães. Novamente, se o seu cão comeu pudim de banana, é sempre mais seguro entrar em contato com o veterinário para obter orientação.
Os cães podem comer bananas congeladas?
Dar a seu cão uma banana congelada inteira seria perigoso, tanto porque a porção é muito grande – o que pode perturbar seu estômago – quanto porque poderia ser engolida e causar um bloqueio intestinal. Entretanto, amassar um pouco da banana, colocá-la no brinquedo de seu cão e depois congelá-la pode ser um petisco delicioso e divertido para seu cachorro.
Cachorro pode comer banana da terra?
Sim, em geral, os cães podem comer banana da terra. No entanto, ofereça em moderação, retire a casca e as sementes, e certifique-se de que a banana esteja madura. Introduza gradualmente na dieta do seu cão para evitar problemas digestivos.
Cachorro filhote pode comer banana?
Sim, cachorros filhotes podem comer banana em pequenas quantidades. A banana é uma fonte nutritiva, mas certifique-se de retirar a casca e as sementes. Introduza gradualmente na dieta do filhote para monitorar possíveis reações.
Cachorro pode comer banana com aveia?
Sim, muitos cães podem consumir banana com aveia, desde que ambos os alimentos estejam preparados de maneira segura para cães. Evite adição de açúcares ou ingredientes nocivos. Introduza novos alimentos gradualmente e observe possíveis reações.
Cachorro pode comer banana cozida?
Sim, cachorros podem comer banana cozida. Certifique-se de retirar a casca antes de oferecer. A banana cozida pode ser uma opção suave e saborosa para cães, especialmente aqueles com dentição sensível.
Cachorro pode comer banana prata?
Sim, cães podem comer banana prata, desde que seja oferecida em moderação. Remova a casca e as sementes antes de oferecer. A banana prata é uma alternativa saudável, rica em potássio, mas lembre-se de monitorar a reação do seu cão ao introduzir novos alimentos.
Qual a quantidade de banana que os cães podem comer?
Com qualquer petisco para cães – mesmo os saudáveis -, devem compor apenas 10% da dieta do seu cão. Os outros 90% devem ser provenientes de uma dieta balanceada de ração para cães. Em geral, isso significa que uma banana inteira seria demais, especialmente para cães menores ou mais jovens.
- Aqui estão quantidades geralmente seguras de banana com base no peso do cão.
Cão extra-pequeno = 1-2 fatias de banana Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs - Cão pequeno = 2-3 fatias de banana Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura
- Cão médio = 5-6 fatias de banana Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
- Cão grande = um punhado de fatias Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
- Cão extragrande = metade de uma banana Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus
Se você acha que seu cão comeu muita banana, fique atento aos sintomas de dor de estômago, incluindo:
- Diminuição ou perda de apetite
- Fadiga
- Beber menos água
- Comportamento deprimido
- Aparência desconfortável
- Engolir ou lamber os lábios, o ar ou objetos
Se você observar esses sintomas, ligue para o veterinário. Se os sintomas piorarem, como vômito, diarreia excessiva, sangue no vômito ou nas fezes, fraqueza ou colapso, leve o cão ao veterinário imediatamente.
Como alimentar seu cão com bananas:
Ao dar bananas ao seu cão, é melhor seguir algumas dicas simples para auxiliar a mantê-lo seguro:
- Remova a casca da banana
- Corte em pedaços pequenos
- Dê com moderação
Algumas das maneiras pelas quais você pode alimentar seu cão com bananas de forma segura incluem:
- Bananas amassadas podem ser adicionadas à comida do seu cão.
- Bananas congeladas e amassadas podem ser colocadas no brinquedo alimentar do seu cão. Você pode até fazer um picolé de banana e manteiga de amendoim para cães misturando um pouco de banana amassada com um pouco de manteiga de amendoim e um pouco de água. Coloque essa mistura para congelar.
- Corte a banana em pedaços pequenos, e dê-os ao seu cão como pequenos petiscos.
- As vitaminas de frutas podem ser feitas com pedaços de banana congelados misturados, juntamente com outras frutas seguras para cães, como morangos e mirtilos, além de iogurte natural sem açúcar e sem xilitol.