Você já ouviu falar que pode dar pasta de amendoim ao seu cão para ajudá-lo a tomar comprimidos? Mas e quanto ao amendoim inteiro? Sim, em pequenas quantidades. Mas quais tipos são seguros e quais não são? E quantos você deve dar ao seu cão?
Aqui está o que você precisa saber sobre o quanto o amendoim é seguro para cães.
O amendoim é ruim para os cães?
Se seu cão comeu alguns amendoins, não se preocupe! Eles não são tóxicos para os cães. No entanto, há algumas preocupações que devem ser observadas ao dar amendoim ao seu cachorro para mantê-lo seguro e saudável.
Os amendoins sem casca podem representar um risco de asfixia ou até mesmo causar um bloqueio intestinal. O amendoim também tem um alto teor de gordura, o que pode causar pancreatite. E o consumo excessivo e regular pode levar a problemas de saúde como a obesidade.
Os cães podem ser alérgicos ao amendoim?
Você pode estar se perguntando se os cães podem ser alérgicos a amendoim, já que isso é um problema para muitas pessoas. Mas apenas um caso foi relatado de um cão com uma reação confirmada ao amendoim. Portanto, embora isso possa acontecer, é extremamente raro.
Os cães podem comer amendoim cru sem casca?
Sim, em pequenas quantidades, os cães podem comer amendoins crus, simples ou torrados a seco que tenham sido descascados. Certifique-se de que eles não contenham sal ou outros temperos, ou coberturas como chocolate, xilitol ou noz-moscada – que são tóxicos para os cachorros.
Há uma preocupação, entretanto, com o amendoim cru. Como eles crescem em ambientes quentes e úmidos, podem desenvolver um fungo chamado aflatoxina. Se um cão ingerir esse fungo, ele pode causar insuficiência hepática aguda. Esse risco pode ser minimizado ao alimentar seu cão com amendoim de qualidade humana. O produto mais seguro seria o amendoim simples, sem casca e torrado a seco, e verifique a data de validade.
Cachorro pode comer amendoim cozido?
Não é uma boa ideia alimentar seu cão com amendoim cozido. Eles vêm geralmente com muito sal ou temperos no estilo Cajun, sendo muito prejudiciais à saúde dos cães e podem causar dor de estômago ou problemas de saúde a longo prazo. Os amendoins cozidos também ainda têm a casca, portanto, se seu cão comer alguns, a casca pode ser um risco de asfixia ou causar um bloqueio intestinal.
Cachorro pode comer amendoim torrado?
Sim, os amendoins torrados secos são o melhor tipo de amendoim para os cães comerem, se forem simples e sem casca.
Entretanto, não dê a eles amendoins torrados com mel. Qualquer tipo de amendoim com ingredientes ou temperos adicionados não é saudável para seu cão e, dependendo dos ingredientes, pode ser tóxico.
Cachorro pode comer amendoim japonês?
Sim, os cachorros podem comer amendoim japonês em moderação, se for sem temperos, sal ou outros condimentos.
Cachorro pode comer pasta de amendoim?
A manteiga de amendoim é segura para cachorros, se você escolher o produto certo. Muitas pessoas a utilizam como um petisco especial ou para esconder comprimidos que o cão precisa tomar.
Certifique-se de usar apenas pastas de amendoim que não contenha xilitol. O xilitol é muito tóxico para os cães e, ocasionalmente, você o encontrará na manteiga de amendoim. Sempre verifique primeiro o rótulo dos ingredientes.
O melhor tipo de manteiga de amendoim para alimentar seu cão não tem adição de açúcares e sais, que podem causar problemas de saúde ao longo do tempo, como obesidade e diabetes.
Os cães podem comer petiscos de manteiga de amendoim que são para humanos?
A mesma cautela deve ser usada se você estiver pensando em compartilhar seu petisco de manteiga de amendoim com seu cachorro.
Se forem produtos como biscoitos, pretzels ou combinado com geleia, todo esse delicioso sal e açúcar pode prejudicar seu cão com o tempo, causando ganho de peso e talvez levando a diabete, artrite e até doenças cardíacas. A geleia contém muito açúcar, e algumas podem conter xilitol, tóxico para os cães.
Os cães podem comer pasta de amendoim crocante?
Não deve fazer muita diferença se seu cão come manteiga de amendoim cremosa e macia ou crocante. Os amendoins da pasta crocante são moídos em uma granulometria fina o suficiente para não representar um risco de asfixia.
A manteiga de amendoim causa diarreia ou prisão de ventre nos cães?
A manteiga de amendoim é rica em fibras. Isso pode ajudar seu cachorro a fazer cocô se, às vezes, ele tiver uma leve prisão de ventre. No entanto, o excesso de fibras na dieta de qualquer cão pode causar dor de estômago e diarreia.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Quantos amendoins os cães podem comer?
Até mesmo guloseimas saudáveis, como amendoim e pasta de amendoim, devem compor apenas 10% da dieta de seu cão. Os outros 90% devem vir de uma dieta bem balanceada de ração para cães. Aqui estão algumas diretrizes gerais para tamanhos seguros de porções.
Lembre-se de que, em qualquer mudança ou adição de dieta, é melhor consultar o veterinário sobre as porções adequadas para a dieta individual de seu cão.
- Cão extrapequeno Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs, Shih Tzus = 1-2 amendoins / ¼ de colher de sopa de manteiga de amendoim duas vezes ao dia
- Cão pequeno Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura = 2-3 amendoins / ½ colher de sopa de manteiga de amendoim duas vezes ao dia
- Cão médio Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs, Huskies siberianos = 5-6 amendoins / ¾ colher de sopa de manteiga de amendoim duas vezes ao dia
- Cão grande Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores, Retrievers, Pastores australianos = Punhado de amendoim / 1 colher de sopa de manteiga de amendoim duas vezes ao dia
- Cão extragrande Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus = Um punhado grande de amendoim / 1 ½-2 colheres de sopa de manteiga de amendoim duas vezes ao dia
O que acontece se seu cão comer muito amendoim?
Comer em excesso pode causar problemas estomacais em seu cão. O alto teor de gordura do amendoim também pode causar pancreatite. Alguns problemas estomacais a serem observados são:
- Diminuição ou perda de apetite
- Fadiga
- Comportamento deprimido
- Aparência desconfortável
- Engolir ou lamber os lábios, o ar ou objetos
- Náusea
- Vômito
- Febre
- Letargia
- Dor abdominal
- Diarreia
- Choque agudo grave
- Depressão grave
Se notar algum desses sintomas, entre em contato com o veterinário imediatamente.