Sim, podem! A abóbora é uma guloseima especialmente saudável para os cães comerem. Na verdade, os veterinários geralmente recomendam adicionar um pouco de abóbora à dieta do seu cão para ajudar a “fluir” adequadamente se o seu filhote tiver um pouco de constipação ou diarreia leve. Mas há alguns aspectos específicos que devem ser levados em conta ao alimentar seu pet com abóbora de forma saudável e segura.
A abóbora é boa para cães?
Alimentar seu cão com abóbora é uma ótima maneira de ajudar na constipação leve e na diarreia leve devido ao seu alto teor de fibras. Entretanto, se o seu cão estiver sofrendo de constipação ou diarreia grave, leve-o imediatamente ao veterinário. Esses podem ser sinais de um problema de saúde subjacente mais sério.
Além de promover bons movimentos intestinais, uma dieta rica em fibras aumentará o volume do intestino do cão, o que o ajudará a expressar as glândulas anais naturalmente. Isso pode ajudá-lo a evitar problemas nas glândulas anais no futuro.
Além das fibras, a abóbora é repleta de outros nutrientes excelentes, como
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina E
- Potássio
- Ferro
Que tipos de abóboras os cães podem comer?
Existem vários tipos de abóboras, algumas são usadas especificamente para assar, enquanto outras são melhores para serem esculpidas devido ao seu tamanho, forma e cor. Mas ambas as categorias de abóbora estão repletas de fibras e nutrientes saudáveis dos quais seu cachorro pode se beneficiar.
Embora os cães possam comer abóbora crua, ela pode ser mais difícil de digerir e pode se tornar um risco de asfixia. A casca também é um risco de asfixia e pode causar um bloqueio intestinal.
Você pode alimentar seu pet com abóbora cozida ou enlatada, desde que seja 100% abóbora e sem adição de ingredientes. Certifique-se de não pegar acidentalmente o recheio de torta de abóbora enlatada. Ele contém açúcar, que não é saudável para seu cachorro, e geralmente noz-moscada, que é tóxica para cães. O recheio pode até conter xilitol, que é tóxico para os cães.
Cachorro pode comer sementes de abóbora?
As sementes de abóbora são seguras e nutritivas para seu cachorro comer, com ou sem a casca. Isso inclui pepitas, um tipo de semente de abóbora encontrada em certos tipos de abóbora. As sementes contêm zinco, magnésio e cobre.
Tenha o cuidado de observar seu filhote enquanto ele come as sementes, caso elas se tornem um risco de asfixia, especialmente em cães pequenos.
A maneira mais segura de dar sementes de abóbora ao seu cachorro é assá-las no forno e depois triturá-las. Dessa forma, você pode polvilhá-las sobre a comida sem se preocupar com possíveis engasgos.
A abóbora é boa para a diarreia e as glândulas anais do cão?
Sim, a fibra da abóbora é excelente para a saúde digestiva de seu cão. Ela ajuda com diarreia leve, auxilia no controle de peso e ajuda a manter as glândulas anais saudáveis.
No entanto, se o seu cão estiver sofrendo de problemas nas glândulas anais ou diarreia grave, consulte o veterinário imediatamente em vez de tentar dar abóbora a ele.
A abóbora é boa para cães com prisão de ventre?
Sim, a fibra da abóbora também é ótima para ajudar cães com constipação leve a ter movimentos intestinais regulares. A fibra ajuda a aumentar o volume das fezes, o que faz com que elas evacuem mais facilmente. Mas lembre-se: a moderação é fundamental. Abóbora em excesso pode causar diarreia.
Se o seu cão estiver com constipação grave, entre em contato com o veterinário imediatamente.
Os cães podem comer torta de abóbora?
A torta de abóbora não é uma guloseima saudável ou segura para o seu cão. Além de conter açúcar e sal em excesso para seu cachorro, ela também pode conter noz-moscada e xilitol, ambos tóxicos para cachorro.
Se o seu pet comer acidentalmente uma torta de abóbora, entre em contato com o veterinário.
E se meu cão comer abóbora em excesso?
Embora a abóbora seja saudável para seu cão, o excesso pode causar diarreia.
Sempre consulte seu veterinário antes de dar novos alimentos ao seu cão, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu, dependendo da idade, do histórico de saúde, do estado de saúde e da dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.
Qual a quantidade de abóbora que os cães podem comer?
Embora a abóbora seja uma guloseima muito nutritiva, em geral, as guloseimas devem representar apenas 10% da dieta diária do seu cão, e os outros 90% devem vir de uma dieta bem balanceada de ração para cães.
Para obter orientações gerais sobre as quantidades seguras de abóbora para alimentar seu cão, confira a lista abaixo.
- Cão extra pequeno = 2-3 colheres de chá de abóbora (exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs, Shih Tzus)
- Cão pequeno = 1-2 colheres de sopa de abóbora (Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura)
- Cão médio = 2-3 colheres de sopa de abóbora (Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs, Huskies siberianos)
- Cão grande = 4-5 colheres de sopa de abóbora (Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, labradores retrievers, pastores australianos)
- Cão extra grande = ¼ de xícara de abóbora (Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus)
Como alimentar seu cachorro com abóbora de forma segura?
A abóbora é um dos muitos alimentos humanos seguros que seu cão pode comer. Aqui estão algumas maneiras simples de alimentar seu cachorro com abóbora:
À colherada
A maneira mais fácil de dar abóbora ao seu cão é diretamente da colher. Ele vai adorar o sabor e vai lamber tudo.
Cobertura de comida de abóbora
Coloque a colherada em cima da comida do seu pet ou misture-a para usá-la como cobertura de comida.
Cobertura de alimentos com sementes de abóbora
Asse algumas sementes de abóbora em seu forno. Em seguida, triture-as até formar um pó e polvilhe-as sobre a comida.
Picolés de abóbora congelados
Use a mesma mistura acima de abóbora, banana e manteiga de amendoim, ou apenas abóbora, e coloque-a em uma bandeja de picolé ou de cubos de gelo. Congele-o durante a noite e veja seu cachorro enlouquecer lambendo-o!