Com o verão chegando, nada como um abacaxi cortado e geladinho, mas será que os cachorros também podem aproveitar? A resposta é sim! Quando oferecido da maneira correta e na porção adequada, esta fruta tropical também pode ser um agrado seguro e saudável tanto para filhotes quanto para cães adultos. Mas fica aqui para mais entender como dar estes petiscos de forma consciente ao seu pet.
Muito abacaxi pode fazer mal aos cães?
Sim, como a maioria das coisas, muito abacaxi pode ser ruim para os cães. O abacaxi tem um alto teor de fibras, o que é ótimo para o trato digestivo, mas o excesso de fibra pode causar dor de estômago em seu cão.
O abacaxi também tem alto teor de açúcar, o que também pode causar dores de estômago. Se o seu cão comer muito açúcar regularmente, ele poderá desenvolver problemas de saúde ao longo do tempo, como problemas dentários, obesidade e diabetes. Para tamanhos de porções adequados, verifique nossas diretrizes no texto abaixo.
O abacaxi pode impedir os cachorros de comerem cocô?
Há uma história que muitos donos de cães acreditam sobre o abacaxi impedir um cachorro de comer cocô. A ideia é que o antioxidante bromelaína, encontrado no abacaxi, faça com que o cocô do seu cachorro tenha um gosto ruim, impedindo-o de comer as próprias fezes.
No entanto, não há evidências concretas que comprovem essa teoria. Se o seu cão persistir com esse hábito infeliz, converse com seu veterinário.
Às vezes, comer cocô é apenas um mau hábito que seu cão desenvolveu ao longo do tempo. Mas também pode haver problemas de saúde subjacentes que causam o desejo de comer cocô de animal. Contate seu veterinário para saber se isso se aplica ao seu cão e quais seriam os melhores próximos passos.
Quanto abacaxi um cachorro pode comer?
Qualquer tipo de guloseima deve representar apenas 10% da dieta geral do seu cão – mesmo os saudáveis. Os outros 90% da dieta do seu cão devem vir de ração bem balanceada.
Abaixo estão algumas diretrizes gerais para alimentar seu cão com abacaxi cru com segurança, com base no peso. Sempre certifique-se de remover o caroço antes de alimentar seu cão com abacaxi. Cada “pedaço” deve ter apenas cerca de 1 polegada x 1 polegada x ¼ polegada de espessura.
Para o abacaxi desidratado, reidrate os pedaços ou dê ao seu cão um pouco menos do que as seguintes quantidades recomendadas, pois a desidratação concentra os açúcares.
- Cachorro extrapequeno = 1-2 pedaços de abacaxi Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranos, Pugs
- Cachorro pequeno = 2-3 pedaços de abacaxi Exemplos: Basenjis, Beagles, pastores australianos em miniatura
- Cachorro de tamanho médio = 5-6 pedaços de abacaxi Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
- Cachorro grande = punhado de pedaços de abacaxi Exemplos: Pit Bulls, Pastores Alemães, Labrador Retrievers, Pastores Australianos
- Cachorro extragrande = punhado grande de pedaços de abacaxi Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirenéus
Se o seu cão acidentalmente comeu muito abacaxi, observe os seguintes sintomas:
- Vômito
- Diarréia
- Letargia
- Constipação
- Diminuição do apetite ou perda de apetite
- Flatulência
Se você notar algum dos sintomas acima, entre em contato com seu veterinário.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Como alimentar seu cachorro com abacaxi com segurança:
O abacaxi pode ser um deleite divertido e saudável para cães. Aqui estão algumas maneiras fáceis de alimentá-los com segurança.
- Abacaxi cru: Corte o abacaxi em pedaços de ¼ de polegada de espessura e dê ao seu cachorro como pequenas guloseimas.
- Abacaxi seco: Corte o abacaxi cru em pedaços grossos de ¼ de polegada e seque com um desidratador em casa.
- Abacaxi congelado: Corte o abacaxi cru em pedaços de ¼ de polegada de espessura e congele-o para dar ao seu cão mais tarde como uma guloseima fria e crocante.
- Smoothie de frutas: Misture um pouco de abacaxi com outras frutas seguras para cães, como morangos, bananas ou mirtilos. Você pode até misturar a fruta com um iogurte natural sem açúcar e sem xilitol. Em seguida, congele para mais tarde. Eles vão adorar lamber essa combinação deliciosa!