Você estava cortando um abacate para a sua salada e de repente seu labrador preto devorou uma fatia que escorregou da tábua de corte. Você entra em pânico. O abacate é venenoso para cães? Você deve levar seu cão para a clínica de emergência? Ou os abacates são realmente bons para os cães?
Relaxe e respire fundo. É provável que seu cachorro fique bem, mas o abacate não é tóxico para os pets, mas também não é indicado. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre cachorros e abacates.
Por que cachorro não pode comer abacate?
Aqui está um detalhamento de cada parte do abacate e se os cães podem ou não comê-los.
Polpa de abacate
A polpa do abacate não é tóxica para os cães, e há alguns benefícios para a saúde em comer a polpa do abacate, incluindo vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes. Entretanto, o abacate também é rico em gordura, o que pode causar pancreatite. A pancreatite é a inflamação do órgão digestivo chamado pâncreas. Em alguns casos, essa condição pode até ser fatal. Alguns cães podem desenvolver pancreatite mesmo se ingerirem apenas uma pequena quantidade de polpa de abacate.
Você pode dar ao seu cão os mesmos benefícios que ele obteria com o abacate, alimentando-o com outros alimentos com baixo teor de gordura e sem o risco de pancreatite.
Caroço do abacate
O caroço do abacate não é digerido muito bem no trato intestinal do cão e pode causar um bloqueio gástrico ou intestinal. Quando um cão come um abacate, se o sistema não conseguir processar o caroço, ele fica preso no meio do trato intestinal. Se isso acontecer, o único tratamento é removê-lo cirurgicamente, como se fosse uma pedra, uma bola de borracha ou qualquer outro objeto indigesto.
Folhas, casca e pele do abacateiro
O único veneno conhecido no abacate é a persina. Os cães e gatos não parecem ser sensíveis a esse veneno, embora outros animais certamente sejam. A persina é um composto antifúngico natural que pode ser produzido na planta do abacate. Os níveis de persina variam entre os diferentes tipos de abacate e outros fatores externos. Ela está presente nas folhas, na casca, nas sementes e no fruto do abacate.
A ingestão de grandes quantidades de persina pode incomodar o estômago de um cão, mas ele teria de comer muitas folhas ou cascas de abacate. Embora os cães possam de repente comer os caroços, poucos cães se sentarão para comer uma refeição de folhas de abacate.
Cachorro pode comer guacamole?
Não, os cães não devem comer guacamole. Uma das coisas que o torna tão saboroso para os humanos são todos os ingredientes que são adicionados a ele, como cebola, alho e sal. O alho e a cebola são perigosos para os cães, e o sal não é saudável para eles. Talvez não haja problema em compartilhar uma pequena quantidade de abacate com seu cão, mas o guacamole deve ficar fora dos limites.
Cães podem consumir óleo de abacate?
O óleo de abacate não é tóxico para cachorros porque não contém persina e é rico em compostos anti-inflamatórios de vitamina E e ácidos graxos ômega. No entanto, ainda não é considerado seguro para cães. Isso ocorre porque é muito rico em gordura, o que pode desencadear pancreatite em cães suscetíveis. É mais seguro evitá-lo completamente.
Cachorro pode comer abacate com leite?
Não é recomendado dar abacate com leite para cachorros. Enquanto o abacate em si pode não ser tóxico para todos os cães, a combinação com leite pode causar desconforto gastrointestinal devido à lactose.
Os cães podem ser alérgicos ao abacate?
As alergias se desenvolvem com exposições repetidas ao longo do tempo. Se você compartilha abacate com seu cão com frequência, certamente é possível que ele desenvolva uma alergia alimentar, mas isso seria considerado raro.
O que fazer se o seu cachorro comer abacate:
Se o seu cachorro ou filhote comer a polpa de um abacate, observe-o por 24 a 48 horas e relate ao veterinário qualquer vômito, diarreia ou sinais de desconforto abdominal.
Os cães que desenvolvem pancreatite começam geralmente com sinais leves de vômito, que podem progredir e se tornar uma ameaça à vida com o tempo. Se o seu cão tiver comido o caroço ou parecer estar engasgado com parte do abacate, isso é uma emergência e você deve ir a um pronto-socorro o mais rápido possível.
Como os veterinários tratam os cães que comeram muito abacate:
A maioria dos cães que comeu muito abacate e está mostrando sinais de desconforto gastrointestinal é tratada com fluidos e medicamentos para tentar aliviar o desconforto.
Se o seu cão parecer estar apresentando sintomas mais graves, o veterinário provavelmente recomendará um exame de sangue e radiografias. Se houver pancreatite, seu cão provavelmente precisará ficar no hospital para tratamento com fluidos intravenosos e medicamentos injetáveis para aliviar a inflamação no pâncreas.
Felizmente, comer abacate em excesso é incomum em cães. Entretanto, se o seu animal de estimação comeu muito e começou a apresentar sinais de dor de barriga, é provável que seja hora de visitar o veterinário para determinar o tratamento adequado.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.