A lichia é uma fruta de aparência bonita, com um exterior vermelho vivo e espinhoso e um interior carnudo que muitos humanos apreciam, mas será que os cães podem comer também? A resposta é não; a lichia tem apenas uma pequena quantidade de polpa, e essa é a única parte comestível da fruta. Além disso, a fruta tem um histórico infeliz de ser venenosa para humanos e animais quando não está madura.
Nossa regra geral é a seguinte: se o risco for muito alto, a preparação muito grande e o benefício muito pequeno, simplesmente não vale a pena introduzir um alimento na dieta do seu pet.
Mas a palavra final sobre isso deve sempre vir de seu veterinário. Se você quiser introduzir um novo alimento em seu cão, consulte-o primeiro.
Por que a lichia é ruim para os cães?
Embora a lichia tenha benefícios nutricionais, ela também pode ser bastante prejudicial à saúde até mesmo para nós, humanos. Quando não madura, a fruta é bastante tóxica. A lichia madura é de cor marrom-avermelhada, enquanto a lichia verde é verde.
Foi deduzido que a fruta da família soapberry contém um aminoácido específico que tem um efeito drástico e negativo sobre os níveis de glicose no sangue. Infelizmente, no caso da lichia, essa é apenas uma das poucas preocupações. Além disso, também é preciso se preocupar com a casca e a semente.
A casca da lichia é áspera e difícil de digerir. Além de ser um risco de asfixia para os cachorros, ela também pode criar bloqueios intestinais quando ingerida.
O mesmo vale para a semente, que é bem grande e contém saponina, uma substância venenosa para humanos e animais. Algumas plantas produzem essa substância para se proteger de insetos, e ela é frequentemente usada para fazer sabões e detergentes.
Todos nós sabemos como é prejudicial à saúde ingerir sabão e detergente!
O que devo fazer se meu cão comer lichia?
Se o seu cachorro ingerir lichia não madura, isso é um grande motivo de preocupação, o suficiente para justificar uma visita a um veterinário de emergência, pois foi documentado que ela pode matar seres humanos quando ingerida não madura.
Sabe-se que dar um pouco da polpa da lichia madura, sem a casca e as sementes, não faz mal, mas ainda é pouco documentado. Realmente não vale a pena arriscar. Se você realmente quiser dar ao seu cachorro uma guloseima tropical, a fruta do dragão é uma opção muito mais segura e muito nutritiva.
Se você suspeitar que seu cão pode ter comido alguma lichia guardada em sua casa, há alguns sinais a serem observados:
- Urina escura
- Baba extrema
- Espasmos musculares
- Convulsões
- Cãibras estomacais
- Vômito
Se estiver observando algo parecido com isso em seu cachorro, procure um veterinário imediatamente. Os cães podem se recuperar do envenenamento por lichia, mas isso depende da rapidez com que você age e da quantidade que eles consumiram.
Outros alimentos que os cães não devem comer:
Outros alimentos que os cães podem comer: