Sim, cachorro pode comer carne de porco, mas infelizmente, a carne de porco não é o melhor alimento para cães, não importa o quanto eles implorem por ela. De fato, alguns tipos de carne de porco podem até ser perigosos para os cachorros.
Os cães são carnívoros por natureza, e uma grande parte de sua dieta é composta de proteína da carne. Por esse motivo, muitos pais de pet não pensam duas vezes antes de entregar um pedaço de carne de porco ou até mesmo de bacon. O problema, entretanto, é que existem algumas variáveis que precisam ser atendidas para que seu cachorro possa comer carne de porco com segurança, e a carne de porco que os humanos comem geralmente não passa no teste. Veja a seguir o que você precisa saber antes de alimentar seu cão com carne de porco.
É seguro alimentar meu cão com carne suína?
Alguns tipos de carne de porco são seguros para alimentar cachorro, enquanto outros podem ser perigosos. Antes de dar carne de porco ao seu pet, é importante saber o que é seguro e o que não é.
Primeiro, os cachorros só devem comer carne de porco cozida. Os ingredientes que usamos para deixar a carne de porco saborosa como: alho, cebola, pimenta em pó, mostarda e muito, muito sal, representam perigos para nossos cachorros. Isso significa que a carne de porco cozida do prato de um ser humano (incluindo aquela fatia de bacon frito) é decadente demais para seu companheiro canino. Nada de presunto ou bacon, e nada de produtos de carne de porco curados de qualquer tipo, incluindo pepperoni, salame e salsicha.
Além disso, os cães não devem comer a gordura da carne de porco. Muitos produtos de carne suína são ricos em gordura e alguns têm partes de gordura que permanecem neles mesmo depois de cozidos. Essa gordura é muito difícil de ser digerida pelos cães e pode causar distúrbios estomacais, principalmente devido à inflamação e à irritação no pâncreas. De fato, a ingestão de alimentos ricos em gordura pode levar à pancreatite em cães.
Os cães podem comer carne de porco crua?
Os cães não devem comer carne de porco crua. Se um produto à base de carne de porco estiver cru ou mal cozido, é perigoso para humanos e caninos, pois pode conter parasitas Trichinella que podem causar dor, vômito, dor de estômago, diarreia e outros efeitos colaterais não tão bons.
O que dizer então da carne de porco em uma dieta de ração crua para cães?
A diferença aqui é que a carne de porco normalmente foi tratada para esse tipo de consumo, geralmente por meio de um processo de congelamento por um determinado período de tempo para eliminar esses parasitas incômodos. No entanto, a ração comercial crua para cães ainda pode conter patógenos.2 A carne de porco crua padrão do supermercado, mesmo a de alta qualidade, não foi submetida ao mesmo tratamento.
Os cães podem comer ossos de porco?
Nunca dê ossos de porco cozidos aos cachorros. Qualquer osso cozido pode se fragmentar e representar um risco de asfixia, lesões internas ou obstruções gastrointestinais. Mesmo os ossos crus podem ser perigosos, portanto, tenha cuidado. Se quiser dar ossos de porco crus como parte de uma dieta de alimentos crus, não deixe de discutir as questões de segurança com seu veterinário.
Um cão pode comer carne de porco cozida?
Sim, os cães podem comer carne de porco cozida em pequenas quantidades, desde que não esteja temperada e seja magra. Certifique-se de remover a gordura antes de dar carne de porco cozida ao seu cão.
O que acontece se um cão comer carne de porco?
Depende do tipo de carne de porco. Cortes gordurosos, carne de porco processada/curada, carne de porco temperada e carne de porco crua podem perturbar o estômago do seu pet causar pancreatite.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.
Como alimentar seu cão com carne suína com segurança:
A carne de porco pode não ser necessariamente uma proibição total para seu cão, desde que você siga as diretrizes acima. Se quiser dar carne de porco ao seu cachorro, você precisará prepará-la especialmente. Escolha um corte magro de carne de porco e retire toda a gordura visível. Não adicione temperos e certifique-se de cozinhá-la completamente. E você não deve simplesmente jogar uma costeleta de porco na frente do seu cão e encerrar o dia. É fundamental que você divida a carne em porções e dê apenas pedaços pequenos e uma quantidade limitada, especialmente se o seu cão nunca comeu essa carne antes.
Fique de olho depois de alimentá-lo com qualquer coisa que esteja fora de sua dieta padrão, inclusive carne de porco. Qualquer distúrbio estomacal, letargia, vômito, diarreia ou outros efeitos colaterais preocupantes devem ser monitorados, e seu pet deve ser levado ao veterinário se esses sinais não desaparecerem em um curto período de tempo.
Alternativas à carne suína para cães:
Há muitos alimentos que podem ser oferecidos com segurança ao seu cão sem que você precise se preocupar muito, mas a carne de porco não é um deles. Se você seguir todas as orientações acima e alimentar apenas quantidades mínimas, seu cão provavelmente ficará bem, mas com tantas outras opções por aí, pode ser um alimento humano que é melhor deixar de lado.
Desculpe amigo peludo, mas você terá que apreciar o bacon apenas pelo cheiro. Mas prometemos que há muitas outras coisas deliciosas para você, incluindo cenoura, feijão verde, manteiga de amendoim e muitos tipos diferentes de frutas. Em vez de carne de porco, considere preparar um petisco com proteína magra para seu cão:
- Frango (sem ossos, evite a pele, nunca cru, evite pés de frango crus)
- Carne bovina (cortes magros, evite crua)
- Salmão e outros peixes (evite crus)