À medida que nós, humanos, experimentamos coisas como a jaca como substituto da carne, é natural que nos perguntemos se isso é algo que podemos compartilhar com nossos amigos peludos. Mas será que os cães podem comer jaca? Essa também é uma alternativa saudável de carne para eles?
Infelizmente, a resposta curta é não, pois não há informações suficientes no momento. Pode ser que essa seja uma fruta perfeitamente saudável para compartilhar com seu cão, mas ainda não sabemos.
A jaca só ganhou popularidade muito recentemente. Qualquer informação que exista é, em grande parte, baseada em conjecturas.
No entanto, você deve sempre levar esse tipo de informação ao conhecimento do seu veterinário antes de compartilhar novos alimentos com o seu cão. Ele tende a acompanhar as tendências e saberá se e quando há novas informações disponíveis. Confie sempre em seus conhecimentos em vez de nas reflexões da Internet.
Por que a jaca é ruim para os cães?
No momento, a única coisa clara que torna a jaca ruim para os cães é a informação limitada que temos sobre ela. No entanto, esse pode não ser o caso por muito tempo, pois ela está se tornando imensamente popular, principalmente como uma alternativa à carne de porco desfiada.
Ainda assim, é algo novo e não sabemos ao certo. No entanto, a jaca é consumida na Índia e na África Subsaariana há muito tempo, e outros mamíferos comem jacas caídas nessas regiões.
Além disso, há vídeos circulando por aí de cães comendo jacas enormes. No entanto, é provável que isso não seja aconselhável, pois as frutas, em geral, devem ser dadas aos cães com moderação.
A jaca também é parente das amoras, que podem ser consumidas por cães. Isso tem sido apresentado como uma razão pela qual ela é possivelmente saudável para os cães.
Simplesmente não há informações suficientes e muitas vezes leva tempo para que essas informações fiquem disponíveis. As uvas, por exemplo, só foram consideradas tóxicas para os cães na década de 1990. E, como todos sabem, elas existem há muito mais tempo do que isso.
O que devo fazer se meu cão comeu jaca?
No momento, não há relatos notáveis de toxicidade da jaca em cães, nem relatórios científicos que apontem para uma preocupação. A ingestão acidental de jaca provavelmente não deve causar muito alarme, mas deve ser monitorada quanto a reações alérgicas.
Se estiver mantendo jacas inteiras por perto, seja responsável quanto ao local de armazenamento. Isso pode ser um desafio, pois a jaca pode ser bem grande.
A casca da jaca é considerada indigesta e as sementes são enormes, sem dúvida, um risco de asfixia, e sementes de todos os tipos tendem a conter cianeto.
Muitas vezes, a jaca é comprada pré-embalada e pré-temperada como alternativa à carne de porco. Isso definitivamente não deve ser compartilhado com seu cão, pois essas misturas geralmente contêm alho, cebola e outros alimentos ou temperos não seguros para cães.
Além disso, o cozimento da carne de jaca não fará nenhuma diferença. Existe a mesma falta de informações sobre a jaca cozida e os cães, assim como sobre a jaca crua. O tempo dirá!