A pitaya ou fruta do dragão é uma delícia, mas será que os cães podem comer essa fruta? Às vezes, é difícil saber com frutas que têm uma aparência tão exótica ou, como neste caso, extremidades pontiagudas.
Felizmente, a resposta curta é sim; a pitaya é segura para o consumo de cães. Embora haja um pouco de preparação envolvida, não é mais do que remover a casca. Todo o resto é doce, nutritivo e seguro com moderação.
Obviamente, é altamente recomendável que, antes de apresentar qualquer novo alimento ao seu cachorro, sempre consulte um veterinário de confiança. Muitas frutas aparentemente inofensivas, como certas bagas ou até mesmo damascos, podem ter consequências fatais. Uma rápida ligação para o veterinário pode poupar você e seu cãozinho de muito sofrimento.
Para ajudá-lo a preparar melhor as perguntas para o veterinário, aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre a fruta do dragão e os cães.
Como a pitaya é segura para os cães?
A fruta do dragão é outro alimento em que o principal benefício para os seres humanos não é transferido para os cães. Rica em vitamina C, a fruta do dragão é tremendamente benéfica para nós. Mas nossos amigos peludos não precisam do mesmo reforço de vitamina C, pois a produzem naturalmente.
Dito isso, há absolutamente benefícios para seu cachorro.
Além da vitamina C, a fruta do dragão é rica em fibras, o que ajuda na digestão dos cães, além de cálcio e ferro. Além disso, ela é rica em ômega-3, que, como sabemos, mantém a pelagem do cachorro bonita e brilhante.
Acrescente o fato de que a pitaya tem poucas calorias e gordura e você terá um petisco maravilhosamente saudável para o seu pet.
Além disso, a fruta do dragão também é doce e macia, o que os cães adoram. Mas, como sempre, os alimentos doces exigem moderação, tanto para humanos quanto para cães, mas especialmente para os cães.
Como posso dar pitaya com segurança ao meu cão?
Com pitaya, é fácil preparar e servir com segurança.
Às vezes, frutas exóticas, como a cherimóia, não valem a pena. Às vezes, as sementes são tóxicas, o que pode deixar vestígios de toxinas na polpa da fruta. Mesmo depois de removidas, ainda há um risco.
No entanto, com a fruta do dragão, não há necessidade de retirar a semente; as sementes são macias, não tóxicas e perfeitamente seguras para serem consumidas. Elas nem mesmo causam problemas no trato intestinal.
A casca da fruta do dragão, no entanto, embora não seja tóxica, é dura, coriácea e difícil de digerir. Se você quiser servir a fruta do dragão ao seu pet, basta remover a casca.
Talvez você tenha visto diferentes cores de pitaya e esteja se perguntando se todas elas são igualmente seguras?
Felizmente, são mesmo. Todas as espécies de pitaya podem ser consumidas sem preocupações, com a devida preparação e moderação.
A moderação é, obviamente, importante. O consumo excessivo de qualquer fruta doce, independentemente do grau de segurança, pode causar distúrbios estomacais e fezes moles em seu cão.
Verifique primeiro com seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “comida de gente”. O que pode ser bom para cães em geral, pode não ser bom para o seu cão especificamente, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães em dietas prescritas não devem receber alimentos ou guloseimas fora da dieta.