NÃO! Todos os tipos de chocolate são tóxicos para os cães. E, em casos raros, os cães podem morrer por comer chocolate. Apesar de ser uma guloseima saborosa para as pessoas, a ingestão de uma quantidade mínima de chocolate pode ser extremamente perigosa para a saúde de seus cães.
Se seu cão comeu chocolate, entre em contato imediatamente com seu veterinário, com um veterinário de emergência
Por que o chocolate é ruim para os cães?
O chocolate contém uma classe de substâncias químicas conhecidas como metilxantinas (especificamente a cafeína e a teobromina). Essas substâncias químicas são conhecidas por seus efeitos sobre o coração e os músculos.
Quando um cão come chocolate, seu corpo não consegue processar essas substâncias químicas da mesma forma que nosso corpo. Isso leva a uma maior sensibilidade aos efeitos tóxicos dos produtos químicos.
Os cães podem ser alérgicos ao chocolate?
Assim como nos seres humanos, os cães podem desenvolver alergias a qualquer coisa que comam. Mas a maior preocupação com a ingestão de chocolate em cães é a toxicidade.
Se estiver preocupado que seu cão esteja tendo uma reação alérgica a algo que comeu, entre em contato com um veterinário para obter orientação.
Quais são os efeitos do chocolate em cães?
Os sinais de toxicidade do chocolate podem ocorrer rapidamente (dentro de uma a duas horas) ou podem levar horas para se desenvolver. Uma vez que os sintomas estejam presentes, eles podem durar de várias horas a dias.
Pode ser necessária hospitalização e cuidados de suporte, dependendo da gravidade dos sinais que seu pet está apresentando.
Os sinais de toxicidade do chocolate em cães podem incluir
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Letargia
- Respiração ofegante ou acelerada
- Comportamento inquieto ou ansioso
- Aumento da sede
- Aumento da micção
- Aumento ou aceleração da frequência cardíaca
- Ritmo cardíaco anormal
- Tremores musculares
- Aumento da temperatura corporal
- Convulsão
- Colapso
- Coma
- Morte
A extensão do efeito do chocolate e o quanto ele pode ser tóxico para seu cão dependem de alguns fatores.
Quais tipos de chocolate são mais tóxicos para os cães?
Todos os tipos de chocolate podem ser tóxicos para os cães, mas a quantidade e o tipo de chocolate ingerido são fatores importantes a serem considerados, pois a concentração de cafeína e teobromina pode variar.
Em geral, o chocolate mais escuro e amargo é o mais perigoso para os cães. Isso se deve ao fato de que o chocolate amargo contém mais teobromina por grama quando comparado a outros tipos de chocolate.
Quanto chocolate é tóxico para os cães?
Em geral, o chocolate mais escuro e amargo é o mais perigoso para os cães.
O peso de seu cão também é um fator importante a ser considerado, juntamente com o tipo e a quantidade de chocolate ingerido.
Um cão de 10kg que come uma quantidade menor de chocolate amargo pode apresentar sinais mais graves e exigir mais cuidados em comparação com um cão de 10kg que come uma quantidade maior de chocolate ao leite.
O que fazer se seu cão ingeriu chocolate?
Se seu cão ingerir chocolate, chame um veterinário imediatamente. Não espere até que apareçam os sintomas de toxicidade do chocolate. Seu veterinário pode ajudar a determinar se a quantidade ingerida é tóxica e qual é o melhor curso de ação.
Mantenha seu cão calmo e seguro enquanto aguarda atendimento e orientação. O veterinário pode dar instruções para induzir o vômito em casa ou pode recomendar atendimento imediato na clínica.
Os tratamentos que podem ser administrados por um veterinário incluem:
- Carvão ativado (para evitar a absorção adicional da toxina pelo intestino)
- Passagem de uma sonda gástrica (para remover a toxina diretamente do estômago)
- Fluidos intravenosos (para ajudar na hidratação e no suporte cardiovascular)
- Outras terapias destinadas a controlar sinais clínicos específicos
- O prognóstico geral para um cão que comeu chocolate é geralmente bom com cuidados rápidos e eficientes.
- Armazenar o chocolate em um local seguro (até mesmo na geladeira) e instruir outras pessoas da casa a não dar chocolate aos cães é a melhor prevenção.