Sim, podem! A tapioca é uma raiz de amido que pode agregar valor nutricional à refeição de um cão, mas o consumo de tapioca em grandes quantidades pode fazer com que seu animal de estimação desenvolva problemas de saúde. Continue lendo para saber a relação entre a tapioca e a saúde de seu cão.
O que é a tapioca?
O amido de tapioca é um extrato da raiz da planta da mandioca, que é endêmica da América do Sul. Os produtores colhem as raízes e extraem o líquido delas, que evaporam para formar um pó; em seguida, usam esse pó para fazer farinha de tapioca processada ou amido de tapioca.
As pessoas usam esse amido puro para fazer pudim de tapioca, como recheio de ração para cães e alimentos para humanos, e para fazer pérolas de tapioca para boba, bubble tea e bebidas à base de chá de leite. Alguns fabricantes de alimentos usam farinha de tapioca em vez de farinha de trigo em determinados produtos para atender às sensibilidades das pessoas ao glúten.
Os cães podem comer pudim de tapioca?
Os cães podem consumir pequenas quantidades de tapioca, como cobertura ou acompanhamento de ração ou petiscos; no entanto, os donos de cães não podem permitir que essa fonte de carboidrato simples se torne o elemento principal da dieta do cão, pois grandes quantidades podem causar reações adversas. A ingestão frequente ou em grandes quantidades de tapioca pode ser tóxica para seu animal de estimação ou desencadear uma reação alérgica.
Benefícios da tapioca para a saúde dos cães
Embora quantidades grandes ou frequentes de tapioca possam ser ruins para os cães, pequenas porções na dieta do seu cão podem trazer benefícios à saúde, incluindo:
- Aumento da densidade óssea: Permitir que os cães comam pequenas quantidades de tapioca pode ajudar a complementar a ingestão de cálcio, um mineral necessário para a boa saúde dos ossos. Os donos de cães intolerantes à lactose também podem combinar a tapioca com leite de coco e adicionar a mistura à ração diária; isso pode aumentar o valor nutricional de suas refeições sem agravar qualquer sensibilidade alimentar.
- Melhoria da saúde cardiovascular: A tapioca é uma boa fonte de ferro e manganês, que são necessários para a saúde do coração de seu animal de estimação. Além disso, a tapioca não contém gorduras saturadas. Isso pode ser importante, pois os cientistas demonstraram uma possível conexão entre uma dieta rica em gorduras saturadas e as chances de um cão desenvolver doenças cardiovasculares à medida que envelhece.
- Aumento dos níveis de energia: Assim como a batata-doce e o inhame, a tapioca é uma boa fonte de carboidratos sem glúten. Seu cão pode metabolizar prontamente esses carboidratos para obter energia, por exemplo, para abastecer suas corridas e aumentar seu desempenho muscular durante o exercício.
Riscos à saúde da tapioca para cães:
Considere os riscos potenciais da tapioca para a saúde antes de alimentá-la com seu companheiro canino:
- Reações alérgicas: Embora os fabricantes e veterinários considerem a tapioca segura para cachorros em quantidades pequenas e pouco frequentes, seu pet específico ainda pode apresentar reações adversas. Os sintomas comuns de alergias ou sensibilidades alimentares incluem coceira, erupções cutâneas e distúrbios gastrointestinais. Monitore seu animal de estimação após a introdução de novos alimentos humanos ou petiscos para cães em sua dieta, inclusive a tapioca, e sempre remova o alimento se ele apresentar reações adversas.
- Obesidade: A tapioca é significativamente pobre em fibras e rica em carboidratos, o que coloca esse alimento acima de produtos similares no índice glicêmico. Alimentar seu cão com muita tapioca pode resultar em rápido ganho de peso e obesidade. O excesso de gordura corporal sobrecarrega as articulações do seu animal e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças potencialmente fatais, como a pancreatite.
- Toxicidade: Certifique-se de que qualquer produto à base de tapioca que você dê ao seu pet não contenha extrato de baunilha, adoçantes artificiais ou outros conservantes. Os seres humanos raramente apresentam problemas de saúde devido a esses ingredientes, mas ingredientes como o xilitol (um adoçante natural presente em produtos comerciais como pudim de tapioca e manteiga de amendoim) podem ter consequências graves para um canino. Evite que animais de estimação e crianças consumam raiz de tapioca crua, pois a ingestão da planta não tratada pode causar envenenamento por cianeto.
Antes de compartilhar com seu cachorro.
Certos alimentos humanos podem causar reações adversas em caninos, portanto, consulte sempre o veterinário para determinar se é seguro adicionar esses alimentos à dieta do seu animal de estimação. Este artigo tem fins educacionais e informativos e não substitui a orientação médica ou dietética.