Cachorro pode Comer Kiwi?

Cachorro pode Comer Kiwi?

 

Pode não ser a primeira guloseima saudável que vem à sua mente, mas qualquer pai ou mãe pet que tenha um cão com um apetite intenso (e uma propensão a implorar) pode acabar perguntando se o cão pode compartilhar o petisco que está comendo. O kiwi verde, de casca felpuda e azeda, não é exceção.

Se você já se perguntou “os cães podem comer kiwi?”, a resposta é sim! Os cães podem comer kiwi descascado e cortado em cubos em pequenas quantidades.

Mas, embora o kiwi não seja considerado tóxico para os cães, há algumas precauções a serem tomadas antes de alimentar o seu cachorro com essa frutinha. Continue lendo para saber mais sobre a quantidade de kiwi segura para os cães consumirem, além dos benefícios nutricionais e dos riscos à saúde que você deve conhecer.

O kiwi é bom para os cães?

Esta é considerada uma “fruta rica em nutrientes” e é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, três nutrientes que devem ser incluídos na dieta de seu cão. O kiwi também é conhecido por ser rico em fibras e água, por isso alguns especialistas em nutrição recomendam a fruta para humanos como um remédio natural para problemas como a constipação. Mas isso também significa que comer kiwi em excesso pode causar dor de estômago ou diarreia. O mesmo se aplica aos cães que comem kiwi, mas a ingestão de pequenas porções deve ajudar a reduzir o risco.

O kiwi não é tóxico para os cães e pode ser um petisco seguro quando dado ocasionalmente e em pequenas quantidades. Mas se o seu pet tiver um estômago sensível ou for propenso a problemas digestivos, talvez seja melhor evitar alimentá-lo com kiwi. Além disso, o alto teor de açúcar pode ser um risco para cães com diabetes, pois pode causar picos de açúcar no sangue.

Como acontece com qualquer alimento novo, é sempre melhor perguntar ao veterinário antes de adicionar o kiwi à dieta do seu cachorro. Ele pode lhe dar orientação personalizada sobre quais alimentos são seguros e saudáveis para seu amigo peludo, especialmente se ele tiver problemas de saúde.

Os cães podem comer a casca do kiwi?

Sempre descasque o kiwi antes de dar ao seu cachorro para minimizar o risco de asfixia ou problemas digestivos. A casca do kiwi não é tóxica, mas pode ser difícil de digerir. Embora a casca em si não represente um risco de asfixia (a menos que o cão engula a fruta inteira), ela é considerada um alimento grosseiro e pode causar gases ou outros desconfortos digestivos no cão.

Ao descascar o kiwi, corte-o em pequenas porções. Nunca deixe seu cachorro comer um kiwi sem cortá-lo em pedaços menores. Engolir um kiwi inteiro pode fazer com que seu cão se engasgue ou até mesmo criar um bloqueio intestinal.

Os cães podem comer sementes de kiwi?

Da mesma forma que a casca, as sementes de kiwi não são tóxicas para os cães. As minúsculas sementes pretas encontradas no interior do kiwi também são pequenas o suficiente para não causar riscos de asfixia ou bloqueios intestinais. Não há problema em seu cão comer as sementes junto com o kiwi.

Como preparar o kiwi para cães

Para preparar o kiwi para o seu cão, comece lavando bem a fruta para remover qualquer sujeira ou pesticida. Em seguida, retire a casca do kiwi para que fique apenas a carne da fruta. Corte a fruta em pedaços pequenos, do tamanho de uma mordida, para reduzir o risco de asfixia.

 

Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu cão, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Os cães com dietas prescritas não devem receber nenhum alimento ou petisco fora da dieta.

Qual a quantidade de kiwi que os cães podem comer?

Tente dar ao seu cão uma pequena mordida no início. Mesmo que ele adore o primeiro gosto de kiwi, vá devagar, comer muito de uma vez pode causar dor de estômago. Algumas mordidas pequenas não fazem mal como petisco ocasional, mas, como acontece com qualquer alimento novo, fique atento a distúrbios digestivos e interrompa a alimentação se o cão parecer indisposto depois de comer kiwi.

Aqui estão algumas diretrizes gerais de porções a serem seguidas se você estiver introduzindo o kiwi a um cão adulto e saudável:

  • Cão extra pequeno  = Um ou dois pedaços pequenos (cerca de 1 colher de chá). Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
  • Cão pequeno  = Até quatro pedaços do tamanho de uma colher de chá. Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores australianos miniatura
  • Cão médio  = Até seis pedaços do tamanho de uma colher de chá. Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
  • Cão grande  = Até oito pedaços do tamanho de uma colher de chá. Exemplos: Pit Bulls, pastores alemães, Labradores Retrievers, pastores australianos
  • Cão extra grande  = 10 pedaços do tamanho de uma colher de chá ou menos. Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus

De modo geral, as frutas a seguir são seguras para os cachorros comerem. Como acontece com qualquer alimento novo, mesmo os seguros e saudáveis, introduza frutas na dieta de seu cão com moderação e fique atento a qualquer sinal de distúrbio digestivo.

Outras frutas que os cães podem comer:

Lembre-se de que nem todas as frutas são seguras para os cães comerem. Algumas frutas, como uvas, devem ser evitadas porque são tóxicas para os cachorro. Sempre converse com seu veterinário antes de introduzir novos alimentos na tigela de seu pet, pois ele pode ter recomendações que levam em conta a saúde, a idade e o peso de seu animal.

Artigos relacionados