Cachorro pode Comer Ameixa?

Cachorro pode Comer Ameixa

 

As ameixas são uma fruta deliciosa para o lanche. Mas os cães podem comer ameixas? Sim, podem! Essas suculentas frutas roxas são compostas principalmente de água e açúcar, além de fibras, antioxidantes e outras vitaminas. Quando consumidas com moderação como um petisco ocasional, não há problema em compartilhar ameixas com seu cão – desde que os caroços sejam removidos.

Embora as ameixas sejam consideradas um petisco seguro para cães, você deve ter em mente algumas dicas antes de oferecer a fruta ao seu cachorro.

As ameixas são boas para os cães?

As ameixas são uma boa fonte de fibras, vitaminas A e C e potássio – todos nutrientes que são benéficos tanto para cães quanto para humanos. Incluir algumas pequenas mordidas de ameixa na rotina de petiscos do seu pet pode ajudar na digestão dele.

Mas vá devagar! Como a maioria dos outros tipos de frutas que os cães podem comer, as ameixas são compostas principalmente de água, fibras e açúcar. Cães com estômagos sensíveis ou propensos a problemas digestivos podem querer ficar longe. O excesso de fibras pode causar dor de estômago ou diarreia, e o alto teor de açúcar pode contribuir para a obesidade.

Para cachorros adultos saudáveis, as ameixas são seguras com moderação quando preparadas adequadamente. Apenas certifique-se de remover o caroço antes de compartilhar com seu cão. Além do perigo de asfixia, o caroço e o caule da ameixa são tóxicos para os cães.

Como acontece com qualquer alimento novo, é sempre melhor perguntar ao veterinário sobre a possibilidade de dar ameixa ao seu cão. Seu veterinário pode orientar sobre quais alimentos são adequados para seu pet, especialmente se ele tiver problemas de saúde ou alergias.

Os cães podem comer ameixas secas?

As ameixas secas são ameixas secas, portanto, são essencialmente a mesma fruta. No entanto, elas são ainda mais açucaradas do que as ameixas frescas, portanto, não são uma boa opção para os cães.

Se o seu pet comer uma ameixa que caiu no chão por acidente, ele provavelmente ficará bem. Mas não planeje usar ameixas secas como guloseimas, além do açúcar, seu alto teor de fibras significa que as ameixas secas podem causar gases ou outros desconfortos digestivos. Opte por pequenas mordidas de ameixa fresca ou de outra fruta.

 

As ameixas podem ser ruins para os cães?

De modo geral, as ameixas são seguras para os cachorros comerem com moderação, como uma guloseima ocasional. Mas há alguns riscos.

Em especial, sempre se certifique de remover o caroço da ameixa. O caroço da ameixa é tóxico para cães e também pode fazer com que seu pet se engasgue ou crie um bloqueio intestinal. Se o seu cão ingerir um caroço de ameixa por acidente, entre em contato com o veterinário imediatamente.

Você também deve limitar a quantidade de ameixa compartilhada com seu cachorro. Qualquer coisa além de algumas mordidas pequenas pode causar problemas digestivos, como vômito ou diarreia. Dar ao seu pet muitas frutas e outros itens com alto teor de açúcar também pode levar ao ganho de peso e a outros problemas de saúde com o tempo. Comece devagar e ofereça apenas alguns pedaços pequenos da fruta até saber como o sistema digestivo dele reagirá.

 

Meu cão comeu um caroço de ameixa. E agora?

É possível que um caroço de ameixa se torne um risco de asfixia ou crie uma obstrução no sistema digestivo de seu cão. Se o seu cão comeu um caroço de ameixa, monitore-o de perto para detectar qualquer sinal de doença, inclusive

  • Vômito
  • Perda de apetite
  • Fraqueza/letargia
  • Diarreia
  • Perda de peso

Se o seu cão estiver engasgando ou tiver um bloqueio, procure atendimento médico de emergência. Os sinais de um bloqueio intestinal podem incluir vômito, diarreia, dor abdominal e perda de apetite.

 

Sempre consulte seu veterinário antes de dar ao seu cão qualquer alimento novo, especialmente “alimentos para pessoas”. O que pode ser bom para um cão pode não ser bom para o seu cão, dependendo de vários fatores, como idade, histórico de saúde, condições de saúde e dieta. Cães com dietas prescritas não devem ser alimentados com nenhum alimento ou guloseima fora da dieta.

Como alimentar seu cão com ameixas de forma segura?

Ao introduzir qualquer novo alimento na dieta de seu cão, a moderação é fundamental. Depois de remover o caroço e o talo, corte a ameixa em pequenas porções para seu cão. Nunca deixe seu cão comer uma ameixa sem antes remover o caroço.

Veja como alimentar seu cão com ameixa de forma segura:

  • Lave a fruta e remova o caroço e o caule antes de dar ao seu cachorro.
  • Corte-a em pedaços pequenos, do tamanho de uma mordida, para que seja mais fácil de comer.
  • Ofereça pequenas mordidas como um petisco ou um lanche, não como parte regular da dieta.
  • Monitore seu cão atentamente quanto a sinais de toxicidade ou problemas digestivos após a ingestão da ameixa.

Entre em contato com o veterinário se tiver alguma preocupação.

Quantas ameixas os cães podem comer com segurança?

Aqui estão algumas diretrizes padrão para alimentar um cão adulto e saudável com ameixas:

  • Cão extra pequeno = 1-2 pedaços pequenos (ou menos de uma colher de chá). Exemplos: Yorkies, Chihuahuas, Pomeranians, Pugs
  • Cão pequeno = 3-4 pedaços pequenos (cerca de uma colher de chá). Exemplos: Basenjis, Beagles, Pastores americanos miniatura
  • Cão médio = 5-6 pedaços pequenos (cerca de 1 colher de sopa). Exemplos: Basset Hounds, Border Collies, Australian Cattle Dogs
  • Cão grande = 7-8 pedaços pequenos (cerca de 2 colheres de sopa). Exemplos: Pit Bulls, Pastores Alemães, Labradores Retrievers, Pastores Australianos
  • Cão extra grande  = 10 pedaços pequenos ou menos (não mais do que ¼ de xícara). Exemplos: Terra Nova, Bernese Mountain Dogs, São Bernardo, Grandes Pirineus

Outras frutas que os cães podem comer:

Lembre-se de que nem todas as frutas são seguras para os cães comerem. Algumas frutas, como as uvas, devem ser evitadas. Sempre converse com o veterinário antes de introduzir novos alimentos na tigela do cão, pois ele pode ter recomendações que levem em conta a saúde, a idade e o peso do animal.

Artigos relacionados