Você pode estar se perguntando sobre o efeito do açaí em seu cão por alguns motivos diferentes. Talvez seu cão as tenha comido acidentalmente ou você gostaria de compartilhar algumas de suas criações saudáveis.
Infelizmente, a resposta é não. O açaí é tão inseguro para os cães quanto o chocolate. De fato, esses dois alimentos contêm o mesmo composto tóxico para os cachorros.
Por que o açaí é ruim para os cães?
O açaí é extremamente saudável para os seres humanos, então não é seguro para os cães?
Ele é extremamente rico em gorduras saudáveis, vitamina A, fibras, cálcio e antioxidantes. Os níveis de colesterol se beneficiam muito com sua inclusão em uma dieta humana. E é classificado como um superalimento, excelente para a função cerebral e a prevenção do câncer.
Nos últimos anos, essa frutinha se tornou a febre entre os gourmets, mas será que os cães também podem comê-la? Afinal de contas, ela traz inúmeros benefícios à saúde dos seres humanos. É seguro que nossos amados cachorros a consumam enquanto participamos da moda?
Infelizmente, nossos companheiros peludos simplesmente não colhem os mesmos benefícios desse superalimento por causa do composto “teobromina”. Se você já pesquisou sobre chocolate para cachorros, isso pode lhe parecer familiar. É o mesmo composto encontrado no chocolate, tóxico para os pets.
Na Internet, você pode encontrar ideologias conflitantes. Alguns afirmam que, assim como o chocolate, essa fruta é segura para cães em pequenas doses. Recomendamos que você seja cauteloso e, novamente, discuta o assunto com seu veterinário.
O que devo fazer se meu cão comeu açaí?
Semelhante ao chocolate, o consumo de açaí por seu cão é um motivo razoável de preocupação. Entretanto, não é nada que seu veterinário não possa resolver com uma resposta imediata de sua parte. Se houver uma chance de toxicidade, seja proativo.
Digamos, porém, que você não saiba se o seu cão consumiu essa fruta, mas notou um comportamento preocupante por parte dele. Sintomas como respiração ofegante excessiva, tremores musculares e vômitos são sinais precoces de envenenamento e podem aparecer em até duas horas.
Se esses sinais se manifestarem, procure um veterinário imediatamente.
Dito isso, não considere seu cachorro seguro após duas horas. Pesquisas sobre a teobromina afirmam que o corpo dos cães a metaboliza lentamente. Isso significa que os sintomas podem levar até 24 horas para aparecer e a recuperação pode levar até três dias.